Home / Dicas / Construíndo uma casa – Parte 2 (Materiais)

Construíndo uma casa – Parte 2 (Materiais)

A compra de materiais para a obra exige além de orçamentos com fornecedores, cuidados com entrega e armazenamento são essenciais. Veja algumas dicas (parte 2) praticas ao comprar materiais para sua obra
BuildIt3

1. Sempre faça orçamentos com ao menos 3 fornecedores

Nunca se deixe levar por um ou outro preço melhor em um determinado fornecedor, é comum e lógico que algum fornecedor tenha melhor preço em um material e não o melhor em outros. A tendência é de acreditarmos que se alguns preços são bons os outros também serão. Falsa ilusão, PESQUISE SEMPRE.

2. Gaste sua lábia negociando materiais com maior peso no custo final

A parte que certamente é mais variável em preços e com maior custo, são os acabamentos (ex. porcelanato, vidraçaria, portas, janelas, móveis, entre outros) então é nesta hora que o custo da obra pode fazer uma grande diferença. Como não começamos a obra por acabamentos um dica valiosa é negociar materiais que tem um grande peso logo no início da obra, principalmente: Cimento, Vergalhão/Ferro de Construção, Telhas, Areia, Brita, Lage (em caso de casa com laje), Tijolos(ou Blocos) e Tabuas/Madeiras de Caixaria. De nada adianta negociar exaustivamente algo com pouco impacto no custo final da obra.

3. Nunca pague adiantado todo o material

Um erro que infelizmente comum é pagar antes da entrega, dê preferência em pagar após a entrega ou no ato da entrega, pois acredite, isso poderá lhe dar “dores de cabeça”, pois como já está pago, muitas empresas por mais sérias que sejam podem se “folgar” e a sua entrega já paga, pode dar lugar a uma entrega não paga.

4. Confira todo o material na entrega

Sempre confira (ou peça para alguém conferir) o material na entrega, é comum faltar alguma coisa, ou até mesmo ter algum material com problemas ou equivocado. Nunca assine a entrega com algum material faltando ou incorreto.

5. Antecipe a compra do material

Sempre fique de olho nos próximos passos da obra, caso não conhecer qual o próximo passo fale com seu engenheiro ou pedreiro o que será feito, pois deixar para última hora pode deixar profissionais parados, além de muitas vezes pagar mais caro pela urgência de não realizar orçamentos.

6. Antes de comprar o material verifique se há como estocar

Além do problema crônico do roubo de materiais (que ocorre em algumas regiões), temos que armazena-los corretamente. Não adianta por ex. Comprar 50 sacos de cimento no início da construção de uma casa se não há abrigo da chuva. Sempre encontre um lugar onde será armazenado antes da entrega.

Conclusão

Desperdícios em materiais SEMPRE sairão do seu bolso

Comentários desativados.