Home / Artigos / Os cuidados que você deve ter na hora de escolher os materiais para a sua obra

Os cuidados que você deve ter na hora de escolher os materiais para a sua obra

Ao iniciar uma reforma, a compra de materiais e a gestão dos mesmos é um dos passos mais importantes e que irá nortear todo o trabalho após isso. Independentemente do tipo e porte da obra, seja ela domiciliar ou de construtoras, essa é uma preocupação latente e que pode influenciar no sucesso de cada etapa seguinte.

A pesquisa de preços, ou seja, o melhor custo-benefício em relação aos materiais é uma das principais preocupações iniciais, porém, esse é apenas um dos cuidados necessários para se fazer uma boa compra de materiais. Confira a seguir algumas dicas e cuidados para você não errar:

Necessidades da obra

Antes de ir atrás dos materiais, é preciso saber exatamente quais itens sua obra necessita. Para isso, é preciso conhecer profundamente o projeto e, se necessário, contar com o auxílio de um mestre de obras para esse levantamento.

A maioria das obras tem necessidades comuns, como materiais com boa resistência, segurança e durabilidade. Nas estruturas da base, por exemplo, a necessidade comum são os materiais com maior resistência, como por exemplo o concreto nervurado.

Apesar desses eixos comuns, algumas obras requerem outros tipos de materiais, que podem ser requisitados pelos clientes de uma construtora ou que atendam alguma demanda estrutural diferenciada.

Pesquisa de preço

Essa é uma premissa fundamental para que haja uma boa aplicação do orçamento da obra. Adquirir materiais de construção nunca foi algo barato, portanto, pesquisar o melhor preço faz parte de uma gestão eficiente da obra.

Para isso, percorra diferentes lojas e peça orçamentos prévios. Solicite informações sobre as formas de pagamento, facilidades, promoções, descontos em caso de grandes compras e pagamento à vista, a taxa de juros aplicada, prazo de entrega, cobrança ou não de frete entre outros detalhes.

Você pode optar por adquirir materiais fora de linha, como pisos, azulejos e louças sanitárias, que saem de linha com muita frequência. Por isso, acabam tendo preços atrativos para quem compra essas últimas peças. Você também pode adquirir produtos em ponta de estoque.

Materiais com ciclo de vida

Antes de iniciar a obra, existem alguns materiais que já devem ser comprados pois têm um ciclo de vida menor que os demais, ou seja, que possuem prazos específicos para sua aplicação antes que possam ter seu desempenho comprometido.

É o caso dos materiais como cimento, concreto e areia. Além de não desempenhar a mesma eficiência, podem ficar empedrados se guardados por muito tempo sem uso. Por isso, planeje-se para adquirir esses materiais antes do início das obras.

Verifique detalhes importantes

O prazo de validade e a quantidade embalada devem ser verificados. Isso se aplica principalmente para os produtos com pouco ciclo de vida, como o cimento, por exemplo. Verifique o prazo de validade na embalagem do cimento, evitando adquiri-lo com muita antecedência

Em relação aos pisos e azulejos, verifique a quantidade de pisos indicada e presente nas embalagens e o número do lote, que deve ser o mesmo em todas as caixas, evitando variações de cor e/ou tamanho.

Para o material hidráulico, atente-se em relação às conexões adquiridas, para que tenham a mesma espessura das tubulações.

Precisa de planilhas para sua obra? Acesse os menus acima e confira nossas planilhas de obra.

Comentários desativados.