Home / Dicas / Setor de construção civil na pandemia

Setor de construção civil na pandemia

Desde o começo de 2020, vivemos um contexto inédito de pandemia no Brasil, o que gerou diversos impactos e novos desafios no setor de construção civil.

Setor de construção civil na pandemia

De início, acompanhamos uma redução considerável de demandas na área de construção. No entanto, como o setor é considerado como atividade essencial, algumas medidas surgiram para apoiar as empresas do setor.

Como exemplo, a Caixa Econômica Federal, em parceria com o Sebrae, assinou um acordo que facilita empréstimos para micro e pequenas empresas como uma forma de apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Dessa forma, é preciso se reinventar para sobreviver em tempos de crises como esse.

Portanto, foi pensando nas dificuldades que muitas empresas do setor de construção civil possam enfrentar que listamos nesse post 3 dicas para que você e sua empresa consigam sobreviver a tempos de pandemia de forma saudável.

Confira a seguir!

1 – ATENTE-SE AO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO SEU NEGÓCIO

A primeira dica para a sua empresa conseguir atravessar esse momento de crise devido a pandemia, é se atentar à saúde financeira do seu caixa e se planejar com aquilo que você possui.

O planejamento financeiro possibilita que você identifique quais os gastos necessários para o seu negócio e quais os gastos que podem ser cortados.

Além disso, estar em contato com fornecedores e tentar novas parcerias podem ser boas opções para renegociar alguns valores que caibam no bolso da empresa.

2 – APOSTE NAS MUDANÇAS E NOVAS PRÁTICAS

A segunda dica diz respeito à incorporação de novas práticas no dia a dia que podem otimizar serviços e economizar recursos.

Como exemplo, é possível apostar no aprimoramento e racionalização de materiais durante os processos para evitar desperdícios.

Além disso, apostar em gestão de resíduos e reciclagem, em aprimoramento de projetos, na busca de novos materiais e até de soluções inovadoras pode ser uma ótima maneira para se reinventar e superar possíveis crises.

Algumas empresas estão adotando, por exemplo, o modelo de construção enxuta, também conhecido como “lean construction”, como uma forma inovadora que aposta em alta produtividade e economiza ao mesmo tempo.

3 – ESTEJA ATENTO ÀS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS NA ROTINA E AMBIENTE DE TRABALHO

Por fim, outra dica essencial é se atentar às adaptações na rotina de trabalho devido às regras de decretos municipais, estaduais e federais criados em razão da pandemia para conter a propagação do vírus.

Portanto, adaptações como o uso de máscara, o controle de quantos funcionários podem ficar em um mesmo ambiente e a ênfase em medidas de higiene, como lavar as mãos e utilizar álcool em gel, são essenciais para o momento.

Desse modo, como vimos anteriormente, o setor de construção civil precisou se reinventar durante a pandemia, mas o investimento, apoio ao setor e a sua importância continuam os mesmos!

Gostou deste post e quer saber mais sobre as facilidades do setor de construção civil? Então acesse o site da Planilhas de Obra e tenha acesso aos melhores serviços de planilhas de previsão e controle de custos de obras disponíveis para você!

Comentários desativados.