Saber calcular corretamente o custo de uma obra é fundamental por diversas razões. A primeira delas é que isso permite a viabilização da construção, e a segunda possibilitar ao empreendedor saber qual é o melhor preço da obra para se obter lucro.

Ciente da importância disso, preparamos este conteúdo para apresentar algumas dicas sobre como calcular o custo da construção corretamente. Dessa maneira, não deixe de conferir, combinado?

 

Mapeie os custos diretos de sua obra (material de construção, mão de obra etc.)

Para calcular o custo de sua construção corretamente, o primeiro passo que você deve dar é realizar o mapeamento dos custos diretos da obra. Para quem ainda não sabe, os custos diretos são qualquer custo associado diretamente ao desenvolvimento do projeto de construção, de maneira que sua falta tornaria o desenvolvimento da obra inviável.

Assim, por exemplo, podemos ter como custos diretos o material de construção da obra. Afinal, sem o material é impossível dar início ao desenvolvimento do empreendimento. Além dos materiais, temos mão de obra qualificada, contratação de serviços etc.

O que você precisa ter em mente, ressalte-se, é a ideia de que, sem o custo direto, a obra se tornaria inviável. Dessa maneira, fica mais fácil fazer o levantamento correto dos custos diretos com sua construção.

Mapeie os custos indiretos de sua obra (impostos ou tributos, seguros etc.)

Além de ser necessário fazer o mapeamento dos custos diretos para calcular o custo de sua construção corretamente, é essencial considerar também os custos indiretos. São aqueles custos de difícil previsão, mas que influenciam no valor total da obra e, por isso, devem ser mapeados.

De uma forma geral, os custos indiretos são aqueles custos relacionados indiretamente à viabilidade da obra, como custos administrativos, impostos ou despesas tributárias e seguros. Os custos indiretos podem ser facilmente encontrados quando você pensa nos riscos que sua obra pode sofrer. Por exemplo, existe algum risco de que ela possa ser interrompida por questões relacionadas ao meio ambiente ou fiscal? Se sim, considere esse risco como um custo que pode influenciar o valor global de sua obra.

Use uma planilha de gestão para calcular o custo de sua construção corretamente

Atualmente, uma maneira inteligente e rápida para calcular o custo de uma construção corretamente é utilizar uma planilha de gestão de orçamento e custos de obras. Essa solução permite que não apenas preveja os custos de sua construção, como também possibilita que faça o controle efetivo desses custos, de maneira a viabilizar a conclusão do seu empreendimento.

Fazendo o levantamento dos custos diretos e indiretos de sua obra com a ajuda de uma planilha de gestão de custos e orçamento, fica mais fácil saber qual é o valor exato de sua construção, bem como definir um preço (de obra) que traga a lucratividade que deseja. É com base em sua estimativa de lucro que você deve realizar o controle de custos, vale salientar.

Você ficou interessado em conhecer planilhas de gestão de orçamento e controle de custos de obras? Então, não deixe de acessar nosso site (http://planilhasdeobra.com/como-funciona). Assim, é possível conhecer várias. Combinado?