Para que uma obra seja realizada, muitos fatores estão em jogo. E o principal deles é a questão do controle de gastos que serão usados para desenvolver o projeto, para a compra de material, para a execução e para o acabamento.
Como controlar os gastos da obra é simples, mas cada uma das fases da obra irá consumir vários recursos e imprevistos podem acontecer. É por isso que é tão importante realizar o controle de gastos ao se investir em uma construção.
Para manter esse controle, é preciso um planejamento minucioso, onde se busque prever até mesmo os imprevistos. E essa gestão de recursos pode ser feita por planilhas e outras ferramentas tecnológicas.
Nesse artigo iremos trazer algumas dicas essenciais para que você consiga controlar seus gastos durante uma obra. Leia e compartilhe este conteúdo com seus amigos!
1. Planejar é fundamental
Não tem como iniciar uma construção sem ter tudo planejado. É preciso pensar no valor total estimado da obra, no projeto arquitetônico, tempo de execução, mão de obra, quantidade e tipos de materiais que serão usados.
Quando isso é feito, é dado um importante passo para diminuir os custos da construção. O planejamento mostra quanto será preciso empregar na execução da obra em um primeiro momento.
Assim, é preciso trabalhar com o valor planejado, mas deixando uma reserva de mais ou menos 10% para imprevistos.
2. Use um programa ou planilha para gastos
É preciso saber com precisão, do começo ao fim do projeto, quanto foi gasto durante a construção. Além disso, é preciso ainda acompanhar o que está sendo gasto durante o processo enquanto ele está acontecendo.
Por isso é muito importante utilizar planilhas ou programas eletrônicos para fazer esse controle. Eles ajudarão a fazer a gestão de todos os custos, controlando tudo o que acontece em termos de valores em uma obra, e descobrir ainda onde os gastos estão maiores.
3. Contrate bons profissionais
Quando se contrata bons profissionais para realizarem uma obra, é possível ganhar também agilidade e boa qualidade. Tenha em mente que é possível fazer economia com um trabalho bem feito.
É preciso contratar profissionais que tenham um alinhamento com o projeto. Procure ainda aqueles que já trabalharam com você anteriormente ou que tem boas referências de conhecidos. Isso vai facilitar na execução das tarefas e a comunicação entre todos, agilizando a construção.
4. Pesquisar os preços dos materiais
Isso pode parecer óbvio, mas nem todo mundo tem paciência de pesquisar preços. Fora que muita gente se deixa levar por promoções e descontos que, no fundo, não trazem benefício algum.
Por isso, pesquise bastante. Não caia na famosa “conversa de vendedor” e nem em indicações de terceiros. É preciso ter muita atenção nisso. Se for preciso, compre o material em várias lojas diferentes. A economia pode ser muito grande no final.
Gostou deste post? Agora entre em contato conosco! Somos uma empresa que desenvolve e comercializa planilhas para previsão e controle de custos de obras. O diferencial de nossas planilhas é a previsão completa de custos de materiais, serviços com quantitativo, preços e módulo de controle de todos os custos da obra.