Home / Artigos / Como utilizar a tabela SINAPI nos orçamentos de obras

Como utilizar a tabela SINAPI nos orçamentos de obras

Vários setores do mercado se utilizam da tecnologia para fazer o desenvolvimento dos negócios. Com a área de construção civil não é diferente. A utilização dos meios digitais veio para dar maior celeridade às obras, ajudando os gestores a cumprir o cronograma de entrega.

Como utilizar a tabela SINAPI nos orçamentos de obras

E entre essas inovações, para facilitar a rotina das pessoas que trabalham nesse setor, foi criada a tabela SINAPI. Esse recurso surgiu com o intuito de ajudar no orçamento de obras.

A tabela SINAPI

A tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) é um sistema mantido pela Caixa Econômica Federal e pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

Ela é atualizada mensalmente por esses dois órgãos e é uma tabela que mostra os valores dos insumos e os serviços que serão necessários para o desenvolvimento das obras. Ela é uma excelente alternativa para fazer a elaboração de orçamentos.

A sua atualização frequente permite a inserção de novos insumos e desativar aqueles que não serão mais usados. Os dados são disponibilizados a partir do valor de cada estado, assim a atualização se dá de acordo com a variação dos valores do estado onde está sendo feita a obra.

Essa tabela é fundamental não apenas no controle financeiro dos projetos, mas também auxilia na tomada de decisões. O cálculo feito de maneira correta ajuda a evitar atrasos e outros tipos de ocorrências pelo caminho.

Como utilizar as tabelas SINAPI?

Para começar a utilizar a tabela SINAPI, primeiro deve-se fazer o download dela. Basta entrar no site da Caixa Econômica Federal através desse link: https://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downloads.aspx#categoria_648

Há uma lista com dois tipos de tabelas: Desonerados e Não Desonerados. Cada arquivo ZIP é composto pelas seguintes tabelas: catálogo de composição analítica, custo de composição sintética, custos de composição analítica, preço de insumos e nota SINAPI.

Cada uma delas possui uma função específica para fazer os orçamentos da obra. Após fazer o download elas já estarão prontas para serem utilizadas.

O que se encontra nas tabelas SINAPI?

Quando começar a usar as tabelas depois de fazer o download você encontrará: listagem de insumos, composições auxiliares, o índice dos insumos e as composições já definidas.

Não apenas isso, mas também são disponibilizados os Orçamentos de Referência, com os exemplos de obras de engenharia mais comuns. Eles são divididos em categorias: Saneamento, Pavimentação e Projetos de Edificação.

Esse tipo de serviço, além de facilitar o andamento de projetos de construção sendo totalmente completo e atualizado, ele também dispensa a necessidade de ter que lidar com programas de softwares para a construção do orçamento.

O SINAPI foi feito para fornecer os itens essenciais para fazer a criação de um orçamento confiável e que facilite o desenvolvimento das obras de uma maneira rápida e segura.

Ela é um recurso exigido apenas em obras públicas ou empresas que trabalham com verbas federais, mas o seu uso pode trazer inúmeras vantagens, tanto para gestores quanto para trabalhadores.

Ela ajuda a trazer melhor a realidade da obra, ajudando em custos de materiais e de recursos humanos e dará mais tranquilidade para tomar decisões durante o procedimento para que tudo saia do jeito planejado.

 

Tabelas de preços SINAPI, ORSE, SICRO (Dnit), SEINFRA completas e atualizadas, Elaboração de orçamentos de Obra com Cronograma Físico Financeiro. Temos uma parceria com i9 Orçamentos:

Comentários desativados.