Home / Artigos / Etapas para gerenciamento de obras

Etapas para gerenciamento de obras

Para que uma obra seja gerida com sucesso, alcançando os resultados almejados pelos seus gestores e investidores, é essencial acompanhar o seu desenvolvimento, o que pode atestar sua qualidade ou garantir ajustes necessários para que isso seja conquistado.

Etapas para gerenciamento de obras

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para apresentar três etapas fundamentais que você deve adotar para garantir o gerenciamento eficiente e produtivo de seu empreendimento. Veja quais são elas!

1. Estudo de viabilidade

O estudo de viabilidade é uma importante etapa na gestão de uma obra e ocorre na fase de elaboração do projeto. A partir do estudo de viabilidade, buscam-se avaliar as características técnicas e econômicas da obra para determinar se vale ou não a pena prossegui-la.

No estudo de viabilidade, diversos aspectos são levados em conta, como, por exemplo, os materiais necessários, as técnicas ou métodos que serão utilizados na construção da obra e os gastos com a contratação de mão de obra qualificada.

Com todas essas informações em mãos, a equipe de gestão da obra decide se realmente é uma boa ideia decidir prosseguir ou cancelar o desenvolvimento do projeto.

2. Análise do orçamento

Além de ser fundamental realizar um estudo de viabilidade, é essencial analisar detalhadamente o orçamento que será necessário para que a obra seja executada. Nesse momento, contar com um profissional especializado ou com a ajuda de uma planilha de orçamento pode valer a pena.

Na elaboração do orçamento, deve-se considerar todo e qualquer custo que a obra exija, a começar pelo material de construção e contratação de serviços. É importante fazer um levantamento dos preços dos produtos e serviços. Além disso, é necessário considerar os custos acessórios, como impostos, encargos trabalhistas etc. Assim, você terá total ciência do valor do seu empreendimento, o que pode, ainda, ajudá-lo a definir por quanto ele será vendido, se for o caso.

3. Monitoramento do desenvolvimento da obra

Após definir direitinho o orçamento que a sua obra precisará para ser executada, é hora de monitorar o seu desenvolvimento. Para isso, você pode adotar uma planilha de gestão, que possibilite a você acompanhar a finalização de cada etapa, bem como a produtividade de sua equipe de trabalho.

Realizar o monitoramento do desenvolvimento de sua obra é, vale dizer, uma condição fundamental para que ela seja feita de acordo com o seu projeto de viabilização. Quando não se monitora o desenvolvimento da obra, ela pode ser feita em desacordo com o seu projeto de viabilidade e, assim, sair mais cara do que o planejado. Isso sem deixar de considerar outras consequências, como processos judiciais, multas etc.

Nesta etapa, é importante dizer que é necessário investir em canais de comunicação que possibilitem a você manter um diálogo claro e objetivo com a sua equipe de trabalho. Quando as pessoas envolvidas em uma obra se comunicam bem e de forma clara, pode-se alcançar o sucesso de forma mais rápida.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado! A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso blog e, assim, ficar por dentro de outros artigos como este. Aproveite!

Comentários desativados.