Home / Artigos / Gestão de obras: Imprevistos no prazo de entrega

Gestão de obras: Imprevistos no prazo de entrega

Um projeto de construção civil envolve muitas etapas, profissionais e recursos. Por isso, a gestão da obra é fundamental, e para conseguir ser eficiente nisso, é necessário um planejamento bem elaborado.

Gestão de obras: Imprevistos no prazo de entrega

O gestor da obra é o profissional que vai acompanhar todo o projeto de construção, da concepção à entrega. Por isso, ele possui diversas habilidades e o conhecimento fundamental para que todas as seções da obra trabalhem conjuntamente.

O que é gestão de obras

A gestão de obra está diretamente ligada ao processo de planejamento das etapas. Esse trabalho é parecido com o planejamento de outros projetos, com a diferença de que o planejamento da obra envolve todas as etapas até a entrega da construção.

Em outras palavras, a gestão da obra envolve tanto a elaboração do planejamento quanto a implementação de cada etapa. Infelizmente, muitas empresas chegam ao fim do projeto sem saber as razões de tantos erros que tiveram. E sabemos que esses erros normalmente representam perdas significativas de dinheiro.

Desse modo, o papel do gestor da obra é de suma importância para que se evite perdas. Ele é o profissional que vai assegurar a qualidade do projeto, para que seja entregue tal como foi concebido.

Por essa razão, o gerenciamento de obras não é um trabalho simples. As ações devem ser bem elaboradas e precisas, sem abandonar a flexibilidade para poder ter dinâmica em um projeto amplo, que envolve várias etapas, processos e pessoas.

Habilidades necessárias para uma boa gestão de obras

O gestor será o responsável por contratar e treinar a mão de obra, fazer orçamentos e compras de materiais e coordenar cada etapa da produção. Por isso, ele precisa ter familiaridade com o cronograma e controlar o orçamento. Além disso, é o gestor de obras quem vai supervisionar as entregas e delegar as responsabilidades.

Cada profissional possui um perfil, por isso não são todos os que podem assumir a tarefa da gestão de obras. O encarregado desse trabalho precisa possuir necessariamente essas qualidades:

- Organização e pensamento sistemático de longo prazo, para mapear as etapas e distribuí-las ao longo do tempo.

- Capacidade de trabalhar bem em equipe e lidar com todo tipo de pessoa.

- Experiência e capacidade técnica do setor.

- Domínio de metodologias e ferramentas necessárias ao planejamento.

- Conhecimentos multidisciplinares.

- Resiliência comportamental.

O profissional encarregado pela gestão da obra precisa ter energia e capacidade para combinar a negociação com a execução do planejamento. Hoje em dia ele pode contar com diversas ferramentas que facilitam seu trabalho, como aplicativos e modelos prontos de planejamento.

A importância de um sistema

Para facilitar todo esse trabalho, é fundamental contar com uma plataforma online para gerenciar o processo de planejamento. Dessa forma, você consegue minimizar prejuízos com a execução do projeto.

Independentemente da obra a ser construída, um sistema vai garantir o controle integrado dos recursos e atividades. Ele também impede potenciais problemas sobre a gestão dos dados e falhas humanas.

Conheça nosso sistema de gestão de obras com base em planilhas intuitivas e práticas. Temos certeza de que você vai garantir uma excelente administração do seu projeto!

Comentários desativados.