Home / Artigos / Melhores fornecedores na construção civil

Melhores fornecedores na construção civil

A escolha correta dos fornecedores nas obras para a construção civil é imprescindível, para evitar prejuízos e danos irreparáveis. Com isso, vários critérios precisam ser levados em conta para garantir a entrega de materiais com qualidade e eficiência. Além disso, deve garantir o cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a reputação de sua empresa deve ser protegida.

A importância de escolher os melhores fornecedores para as obras da construção civil

Fique atento com a legislação

Um dos principais requisitos, na hora de escolher os melhores fornecedores, é verificar se eles atendem às normas técnicas. Elas servem para proteger o consumidor de problemas com relação ao desempenho do produto adquirido. Logo, estabelece padrões mínimos que mantenham a segurança e a qualidade dos produtos de acordo com a legislação.

Elas são regidas, principalmente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Assim, as obras da construção civil atendem a necessidades estruturais que são essenciais durante a sua elaboração.

Outra questão que é crucial durante a escolha dos fornecedores, é o atendimento às leis que protegem o meio ambiente. Dessa forma, verifique se eles possuem certificados ambientais que comprovem que os seus produtos estão em conformidade com a legislação. Isso, porque eles precisam atender diversos requisitos para conseguir obter esses selos de qualidade e proteção ao meio ambiente. Logo, quanto mais um fornecedor se preocupa com essas questões, melhor será sua reputação e a de sua empresa.

Por outro lado, a relação entre custo e benefício do que é oferecido pelos seus fornecedores precisa ser positiva. Esse é um dos principais pontos que as construtoras normalmente ficam atentas, principalmente em momentos de crises econômicas.

Porém, não basta escolher materiais muito baratos, mas que não atendam de maneira correta as necessidades do projeto. Assim, os profissionais que estão envolvidos na obra devem trabalhar em parceria no momento de selecionar os produtos. Com isso, a matéria-prima deles precisa atender às especificações técnicas, para que não haja perdas humanas e materiais no futuro. Logo, critérios como a durabilidade do aço, a sua resistência e aplicabilidade ajudam no momento da escolha dos fornecedores.

Reduza custos desnecessários

Dessa forma, irá reduzir custos desnecessários, diminuindo a necessidade de reformas estruturais. Isso acontece, pois quando sua companhia adquire um material com essas características, ela gera uma economia duradoura com determinada obra.

Logo, o valor que for pago a mais, para adquirir um material de qualidade, irá evitar perdas futuras e retrabalhos. Além disso, previne multas ocasionadas pela má escolha de fornecedores e seus produtos.

Diante desses fatores, a tecnologia ajuda no momento que a sua organização realizar a escolha dos melhores fornecedores da obra. Logo, um sistema de gestão para a construção civil irá permitir uma melhor comparação entre custos e benefícios reais.

Realize a análise dos antecedentes que os seus fornecedores possuem e se eles estão aptos para atender às suas necessidades. Compare as melhores opções e quais possuem maiores capacidades de oferecê-lo materiais produtos de qualidade com custos equilibrados.

Principais fatores a serem analisados com relação aos fornecedores da construção civil

Veja se os fornecedores não irão atrasar com a entrega prevista. Logo após, verifique se os produtos entregues atendem aos requisitos técnicos e detalhes especificados no momento da compra. Assim também, eles devem oferecer suportes eficazes para solucionar possíveis problemas ou dúvidas que surgirem.

Avalie a qualidade e eficiência de cada item que compõe o processo de compra dos materiais. Os engenheiros, arquitetos e outros que trabalham com licitações para obras públicas, por exemplo, precisam estar atentos aos fornecedores. Assim, podem evitar superfaturamentos e a compra de itens desnecessários que possam ser usados de maneira inapropriada.

Também precisam ter uma justificativa da importância de produtos adquiridos estarem sendo utilizados para a execução de uma obra. Com isso, ajuda a impedir o uso de recursos de forma indevida, mantendo os gastos da empresa equilibrados.

Empresas terceirizadas

Pesquise sobre as empresas terceirizadas que fornecem trabalhadores para realizam as atividades das obras da construção civil. Elas devem atender as legislações trabalhistas, assim como garantir o fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Realize o cadastramento de todos os tipos de fornecedores que já prestam serviço para a sua companhia. Este registro precisa conter o máximo de informações que permitam realizar uma análise aprofundada do histórico dessas empresas.

Logo, os serviços ou produtos que elas abrangem serão gerenciados por meio de uma plataforma de gestão integrada. Ela permite a comunicação entre os diversos setores da construtora responsável pelo projeto elaborado. Proporciona também, uma melhor gestão financeira dos recursos disponíveis no orçamento.

Para que a construtora tome decisões corretas e previna riscos econômicos, as análises dessas questões devem ser realizadas à risca. Dessa forma, a administração e a escolha dos melhores fornecedores aumentam a satisfação dos seus clientes. Isso é um fator essencial para que haja crescimento em sua empresa no ramo de obras da construção civil.

Sua companhia precisa ter um planejamento estratégico para promover a entrega dos projetos dentro do prazo combinado com seu cliente. Isso está diretamente ligado aos serviços prestados pelos seus fornecedores, bem como a relação logística com as obras.

Melhores fornecedores

Evite a exclusividade de fornecedores, mas procure trabalhar em conjunto com os melhores que sua construtora possui. Também não aceite dinheiro ilegal ou presentes exorbitantes, os quais possam induzi-lo às práticas de corrupção. Elas trazem aparentes vantagens no começo, porém causam enormes prejuízos financeiros com o passar do tempo. Além disso, faz com que sua empresa perca a reputação e tenha dificuldades com a retomada ao mercado.

Diante dessas situações, valorize os padrões do código de ética de sua organização. Eles são fundamentais para o seu crescimento de maneira estável e duradoura, sem dor de cabeça no futuro. Essas normas devem ser aplicadas na escolha dos fornecedores de sua empresa. Assim, mantenha padrões técnicos como fatores para a escolha deles, ao invés de supostas vantagens contrárias à lei.

Verifique se essas empresas fornecedoras atendem a todos os requisitos legais para estarem atuando com vendas de produtos específicos. Faço isso juntamente com informações disponíveis pela Receita Federal. Da mesma forma, veja se elas possuem alguma dívida pendente, constando seu nome em serviços de proteção ao crédito.

Acesse o nosso site e conheça um sistema integrado de gestão eficiente para a utilização em obras da construção civil! Ele irá lhe ajudar, inclusive, na escolha dos melhores fornecedores desse setor. Também irá proporcionar uma gestão de orçamentos com qualidade e segurança.

Comentários desativados.