ORÇAMENTO DE OBRAS

Ao iniciar qualquer tipo de projeto é muito comum criarmos um orçamento inicial para os custos primários do serviço, materiais, mão de obra, equipamentos e entre outros custos presentes durante o exercício das atividades. Esse orçamento ajuda a prever imprevistos que podem surgir e causar custos extras além de muitos atrasos na entrega do projeto. O orçamento de obras é um importante instrumento documentado com informações sobre todos os ativos físicos da obra como financeiros. Com ele, você poderá organizar, determinar e até estimar os custos que estarão envolvidos na entrega do serviço antes mesmo de sua execução. É por meio dele que serão determinados os custos previamente estabelecidos e a viabilidade do projeto, se este será rentável ou não.  

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO

Em suma, a etapa de elaboração do orçamento deve ser feita com minucioso cuidado e bastante atenção, sendo vista e revista preponderantemente durante o curso do trabalho pois é ela quem vai garantir o sucesso da obra no âmbito financeiro. Quando você não tem em mãos o conhecimento necessário para essa elaboração, qualquer evento “imprevisto” vai causar uma grande dor de cabeça, tornando a experiência extremamente desagradável. Normalmente, o orçamento é feito por meio de um documento elaborado antes do início do projeto contendo as informações sobre todos os custos presentes no trabalho que ainda será realizado. Por causa, só é possível estimar gastos que poderão ocorrer ou não, mas quando bem-feito, o resultado sai sempre aproximado em relação a realidade da obra.    

BENEFÍCIOS DO ORÇAMENTO DE OBRAS

Dos principais benefícios, podemos citar como mais importantes: REDUÇÃO DE CUSTOS: Quando você conhece como irão ocorrer os gastos do negócio, você consegue reduzir valores que seriam distribuídos de forma “extra”; MAIS FACILIDADE NO PLANEJAMENTO DA OBRA: Você consegue planejar de forma mais precisa como serão distribuídos os recursos a fim de garantir qualidade em todas as áreas do serviço; MAIS CONFIANÇA E CREDIBILIDADE NO MERCADO: As pessoas confiaram mais na obra quando souberem exatamente o que será feito e como serão gastos os recursos utilizados. Isso gera credibilidade por parte dos stakeholders. CONTROLE MELHOR DA OBRA: Por meio da boa administração dos recursos financeiros da obra, temos um melhor controle sobre como tudo será preparado.  

CUIDADOS NO ORÇAMENTO DA OBRA

Agora que vimos logo acima a importância de um bom orçamento de obras, veremos a seguir alguns cuidados que devem ser seguidos durante sua elaboração. Não trate o orçamento de obras como uma etapa simples como qualquer outra. Ela, diferente de todas as outras, deve ser muito bem estudada, elaborada e com a melhor organização possível pois como citado, tudo o que passar pelo projeto deve estar bem estruturado no orçamento para evitar surpresas desnecessárias. Nenhum projeto é igual a outro, por isso é importante considerar cada obra como única, a fim de elaborar o melhor sistema de orçamento e cada orçamento próprio para cada projeto inicialmente definido. Uma das maneiras mais práticas de se elaborar o orçamento é através de planilhas bem estruturadas e personalizadas da forma como você gostaria que fosse, conheça nossos projetos que vão ajudá-lo a alavancar e reduzir custos onde você menos espera na sua obra.