A ideia de realizar uma planilha de orçamento de obra passou a ser mais comum para quem está fazendo uma construção ou até uma reforma simples, de um cômodo. A verdade é que o possível custo de uma obra deixa muitas pessoas assustadas, ainda mais por causa dos relatos de gente que acabou gastando mais do que imaginava nesse processo. Dessa forma, ter uma planilha permite que se consulte mais rapidamente o quanto foi gasto e evita que se extrapole o orçamento pensado. A seguir, como essa planilha pode ser feita.

Por que uma planilha de orçamento de obra é importante?

Quando se tem uma planilha desse tipo, é possível identificar com mais rapidez quando o gasto está superando o que há de orçamento disponível. Inclusive, quando essa planilha é devidamente atualizada, basta olhá-la para confirmar o quanto há de dinheiro restante e todas as coisas que estão faltando para a finalização da reforma. Não há dúvida de que, com a planilha de orçamento de obra, as pessoas escolhem os preços mais atraentes e ainda conseguem controlar o quanto estão pagando por cada coisa.

Ter uma lista de preços é indispensável

Para que a planilha de orçamento realmente ajude quem está fazendo uma reforma ou construção, é importante que se faça uma lista de preços. Nessa lista, a pessoa deve colocar os produtos de que vai precisar para aquela etapa da obra, os estabelecimentos que os vendem e quanto custa em cada um. Dessa maneira, fica mais simples identificar onde é que determinado produto está com preço melhor, além de ter um custo-benefício mais atrativo. Há lugares, por exemplo, onde se compra muito mais cimento com determinada quantia em dinheiro.

Anotações constantes sobre tudo o que é gasto

O controle de gastos é mais uma ferramenta importantíssima quando se está fazendo uma planilha de orçamento de obra. Afinal, quando se adiciona a essa lista cada nova coisa comprada, torna-se mais claro tudo o que foi gasto até então. Uma das razões de as pessoas acabarem ultrapassando o orçamento em uma construção ou reforma é justamente não saber ao certo o quanto já gastaram. Assim, elas acabam se assustando quando percebem que não têm mais orçamento disponível para finalizar a sua obra. O controle de gastos e, claro, a sua atualização e controle faz com que isso não aconteça e ajuda a manter a obra dentro dos gastos previstos.

Usar um software ajuda a deixar as planilhas organizadas

É muito bom contar com a tecnologia para fazer essas planilhas de orçamento, e é por isso que se recomenda um software que gere as planilhas. Com o Planilhasdeobra.com, é possível fazer uma lista de preços que vai facilitar a escolha dos fornecedores, além de ela ter uma seção de previsão de custos e trabalhar com segmentos como salas, espaço de home office, hidráulica e muito mais! Você quer mais praticidade para criar sua planilha de orçamento de obra? Conheça aqui o custo dos nossos planos e veja os benefícios para o seu controle!