Home / Dicas / 10 Dicas para ajudar na sua obra

10 Dicas para ajudar na sua obra

Quando vamos construir temos que contratar uma construtora ou um pedreiro. É neles que depositamos nossa confiança, mas nem sempre estão atentos aos detalhes. Algumas dicas para que você fique atento e cobre do profissional, pois a casa é sua e você que viverá nela

 

1. Fundação

Primeiramente peça uma análise de solo, pois se sua área não é de risco a maioria nem pede, mas no meu caso (que não é área de risco) foram feitas todas sapatas de 1m x 1m e quando o engenheiro chegou, pediu para furar no meio da sapata, e ele constatou que teríamos que cavar buracos até chegar em terra firme ou bater estacas, pois o solo era mole e impróprio para fazermos uma casa de 2 pisos. Optamos pelos buracos, pelo preço. Alguns chegaram a 5 metros de profundidade, e foram enchidos com cimento e colocado ferro.

 

2. Impermeabilização

Use e abuse de impermeabilizantes na fundação, nós usamos manta asfáltica no baldrame, usamos vedacit na massa de assento nas 3 primeiras camadas de tijolos assim como no reboco destes. Nós ainda usamos um impermeabilizante que passamos nos tijolos antes de rebocar essas três primeiras camadas. Isso tudo é para evitar paredes mofas e descascando. Coloque no mínimo 5 cm de brita antes de fazer o piso para evitar que a umidade do piso.

 

3. Portas

Já tenha em mente as portas que vais querer colocar, pois pode-se chumbar o caixilho ou colocar caixilho e porta tudo de uma vez usando espuma expansiva. Mas como geralmente as portas externas são maciças você terá que pensar na pintura, já que portas de madeira maciça, algumas soltam resina e se a pintura for branca irá amarelar. O ideal quando se opta por portas externas brancas é comprar o conjunto completo, para evitar portas e caixilhos com tonalidades diferentes de branco.

 

4. Mão de obra especializada

Contrate pessoas ou empresas especializadas para fazer a parte elétrica e tubulação de água e esgoto, podem te dar dicas incríveis, que o pedreiro possivelmente não saberá.

 

5. Preparação do Ar condicionado

Use caixa para ar condicionado (Foto 1), elas fazem a ligação da energia e a drenagem da água tudo pela caixa, facilitando a instalação e evitando tomadas expostas. Não esqueça de deixar o cano de água embutido na parede para a descida da água do ar, por fim tudo ficara escondido e muito mais bonito.foto01

 

6. Coifa ou Depurador

A coifa (depurador) de cozinha também é importante ter planejada, pois se deixar a tomada e o buraco de saída de ar alinhados corretamente a tomada ficará escondida atrás da própria coifa ficando visivelmente mais bonito. Outra grande dúvida é a altura da tomada e o buraco de saída do ar. Chamar uma pessoa especializada na instalação de coifas é sempre melhor. (Foto 2)foto02

 

 

7. Elétrica e Hiudráulica

Caso você não faça um projeto elétrico/hidráulico, fotografe toda instalação, passagem dos dutos elétricos e canos de água, porque depois de rebocado ficará difícil você lembrar onde passa a energia e água. E quando for colocar móveis e cortinas e precisar furar a parede as fotos facilitarão o seu trabalho evitando grandes transtornos (Foto 3).foto03

 

8. Calhas de Chuva

Você pode optar por embutir as calhas, desta forma já terá que saber onde serão as descidas da água para embutir os canos na parede, isso terá que ser planejada antes de começar a obra.

 

9. Piso

Hora de escolher o piso. Aprendi que o piso se escolhe conforme o tamanho do ambiente, ou seja, quando o ambiente for pequeno o indicado é que o piso não seja muito grande pois ele dará a sensação visual de um ambiente menor. Agora se sua sala, por exemplo for grande pode usar porcelanatos grandes (1m x 1m).

 

10. Rejunte do Piso

Quando começamos a construir nossa casa não conhecíamos o rejunte epóxi. Ele nos foi apresentado quando escolhemos o piso, e foi pesquisando sobre o assunto que optamos pelo epoxi, por ser uma massa bastante resistente a manchas, fácil limpeza pois não permite a impregnação de sujeira, acabamento liso e perfeito e não desbota. Mas precisa de um profissional qualificado, pois a aplicação e limpeza devem ser efetuados corretamente, senão estragará todo seu piso, depois que o rejunte seca ninguém mais tira.

Comentários desativados.