Manter o controle financeiro da obra é uma prática fundamental para que o empreendimento se mantenha saudável e controlado, evitando imprevistos e sempre dentro do prazo estipulado na hora do seu planejamento.
Para te ajudar a dar conta deste desafio, separamos algumas dicas de como conseguir evitar prejuízos no orçamento e eventuais atrasos, que podem acabar prejudicando todo o seu cronograma.
Tenha um planejamento e um orçamento claros
A primeira etapa para controlar os seus gastos, é saber o quanto se pode gastar. Portanto, é essencial ter um planejamento e um orçamentos claros, para que assim seja possível administrar todos os recursos necessários no processo.
Com isso, será possível fazer o levantamento de todos os materiais a serem usados e os seus principais custos, tais como a mão de obra, os equipamentos e também os materiais que têm de ser utilizados na obra propriamente dita.
Cada orçamento deve ser realizado de acordo com a etapa do projeto, ou seja, deve-se levar em consideração todas as suas particularidades, quando for pensar nos gastos. Se for possível, faça uma previsão de desembolso, a fim de ter uma maior precisão.
Elabora um bom cronograma físico-financeiro
Agora que o planejamento e o orçamento estão estabelecidos, é o momento de pensar nos custos da obra, etapa por etapa, para que assim seja mais fácil prever quanto será gasto em cada uma, evitando gastar demais em uma e faltar em outra.
Aqui o controle financeiro acontece de forma precisa, informando a aplicação da porcentagem dos seus recursos em cada período, inclusive avaliando e entendendo se ela está em um ritmo adequado e no prazo correto.
Esse cronograma é o seu maior aliado na relação dos prazos, já que é através dele que você será capaz de acompanhar a evolução de toda a construção, até mesmo saber se vai ou não haver qualquer tipo de atraso, podendo corrigir, caso seja necessário.
Faça análise constante das obras
Mesmo planejando e fazendo um bom cronograma, ainda é muito importante acompanhar os trabalhos de perto, sempre que possível, principalmente para ter a certeza de que todos os dados e informações transmitidas pelos funcionários, estão de fato corretos.
Fazendo isso, você consegue ter um maior controle sobre a obra, evita eventuais problemas de prazo e possíveis desperdícios de materiais já adquiridos, fazendo desta fiscalização uma etapa vital para manter o controle financeiro da obra.
Não é preciso fazer visitas todos os dias, mas ter alguma constância é recomendável, para que assim a sua equipe possa se certificar de que os funcionários estão trabalhando adequadamente e de acordo com o que foi combinado previamente.
Tenha o controle dos dados em planilhas
Uma maneira eficiente de ter o domínio das suas finanças, é recorrer a planilhas feitas especificamente para este fim, que têm como principal objetivo te auxiliar a colocar tudo no papel, visualizar os gastos e gerenciar toda a obra em si.
Acesse o nosso site e veja como os nossos serviços podem te ajudar, tanto no controle financeiro quanto na previsão dos gastos que serão necessários.