Home / Dicas / Custos da Obra: materiais, serviços, como calcular?

Custos da Obra: materiais, serviços, como calcular?

Antes do início da construção de uma casa ou de uma obra qualquer, algumas das perguntas sempre recorrentes são: quanto custa?, quanto vai custar? quais os materiais e serviços da obra?. O ideal é sabermos o máximo de informações antes de iniciar a construção, se uma lista de materiais por etapa estiver em nossa mão, ajudaria muito. Algumas Dicas:
Solicitar ao Arquiteto e/ou Engenheiro a lista de materiais e serviços envolvidos nas primeiras etapas da obra; Solicitar esta mesma informação ao Pedreiro ou ao Mestre de Obras; Construir por conta própria uma planilha de obra ou apenas uma listagem dos principais materiais envolvidos na obra; Outra dica também é procurar na Internet programas ou planilhas que ajudam a nos fornecerem estas informações.
Esta tarefa pode ser muito complicada quando não conhecemos as etapas e os materiais e serviços da uma obra, pois muitos profissionais não nos passam esta lista, ou quando nos passam, (alguns) não tem o compromisso de ser uma lista muito precisa, pois seus serviços de arquiteto e engenheiro não necessariamente contemplam este serviço.
Neste site você encontra planilhas para planejamento de obra com um Módulo  chamado Custos Previstos, que possui um questionário onde você informa, m2 (válido somente para residencias unifamiliares) da casa, entre outras informações e será gerado uma lista de materiais e serviços com quantidades e preços organizado por etapas. Ver : Apresentação em Vídeo

Comentários desativados.