Home / Dicas / Planejando o início da obra

Planejando o início da obra

Seja uma obra de grande porte ou uma pequena reforma na casa,  o planejamento de custos sempre está presente, e sem dúvida é um dos itens mais importantes para o sucesso na realização de qualquer obra. Abaixo algumas dicas que poderão lhe ajudar neste planejamento:

Planejando o início da obra

– Realizar estimativas antes do início da obra: Em caso de residências  o CUB pode lhe fornecer uma boa referência de custo M2 da casa. Em caso de obras comerciais (prédios, geminados, muro, etc) ou reformas fale com seu Engenheiro, Arquiteto ou contacte algum orçamentista (pessoa capaz de fornecer uma previsão de custos de uma obra).
IMPORTANTE: Veja que estamos falando em estimativas antes de iniciar a obra, de preferência com um ante projeto ou projeto em mãos.

– Ser pessimista em relação as estimativas: Uma característica de quando estamos realizando previsão de custos (incluindo quem escreve este texto) é acreditarmos que estamos sempre certos e que o outro não soube economizar, mas nós sim saberemos. Em cada uma das previsões que fizer sempre deixe uma percentagem para extras (mínimo 15%)

– Realizar previsão de custos por etapas (ou até sub etapas): Certamente dividir a previsão por etapas a chance de ter sucesso é maior, pois lhe permite “enxergar” cada um dos materiais ou serviços envolvidos em determinada parte da obra.

– Controle todos os custos reais (efetivos) da obra: Ter na ponta do lápis todos os custos da obra é importantíssimo,  não deixe de procurar no Google algum programa ou planilha de obra para controlar estes custos, e faça isso logo no início ou antes mesmo de começar a execução da obra

Comentários desativados.