Home / Dicas / Arquitetura residencial para se inspirar

Arquitetura residencial para se inspirar

As tendências de arquitetura vêm se reinventando cada vez mais para acompanhar atitudes conscientes e sustentáveis. Ao mesmo tempo, as pessoas estão buscando mais simplicidade no dia a dia, assim como maior afetividade com o lar, por conta do grande período de tempo em que passam nele.

Arquitetura residencial para se inspirar

Se você está com a ideia de realizar um novo projeto ou quer simplesmente apostar em um novo visual para a sua casa, confira as principais tendências a seguir.

Home office

O trabalho remoto é uma alternativa que tem se destacado cada vez mais nas empresas e algumas pessoas já vêm adaptando suas casas para isso. Nesse momento, é importante ter um espaço confortável, com boa iluminação e acústica, que possibilite separar os momentos de trabalho dos de lazer.

A tendência é que, com o passar do tempo, muitas empresas mantenham uma jornada híbrida. E isso vai exigir que as pessoas adaptem cada vez mais esses espaços, criando divisórias entre eles.

Sustentabilidade, conforto e minimalismo

A busca por conforto e funcionalidade tem sido prioridade na hora de construir uma casa. Desde os móveis até a decoração, tapetes e objetos são explorados com o objetivo de tornar o local mais aconchegante.

Outro ponto importante é a sustentabilidade, um conceito que vem crescendo nos últimos anos no que diz respeito à construção e arquitetura. Cuidar do meio ambiente é uma ação que deve ser feita desde a construção da casa, reduzindo impactos ambientais e a geração de lixos, até a decoração, por meio de escolhas alinhadas a esse recurso.

Nesse sentido, a decoração minimalista é a opção ideal, tanto para compor a estética quanto para se adequar às noções do consumo mais consciente. A intenção é utilizar produtos mais funcionais, que não pesem tanto no ambiente, abrindo mão de tudo que não é essencial. O importante é ter um espaço organizado, que atenda às necessidades e seja intuitivo.

Casa verde

Outra tendência que tem ganhado cada vez mais força é levar o verde para dentro de casa. Essa prática está diretamente relacionada à sustentabilidade e pode trazer diversos benefícios para o dia a dia dos moradores.

Para trazer um equilíbrio entre o cinza da construção e a correria da rotina, alguns elementos podem ser explorados, como o paisagismo, jardins, plantas e hortas caseiras. Nessa hora, a criatividade é a sua maior ferramenta e colocar a mão na massa pode ser terapêutico.

Ambientes monocromáticos

Essa tendência está centralizada na valorização de uma determinada cor e, por isso, é importante escolher tons que tenham impacto positivo na rotina. As cores mais claras dão ao ambiente uma sensação de calmaria, organização e paz. Já as mais vivas dão um ar mais caloroso e quente para o ambiente.

E claro, para dar uma balanceada na cor, você pode apostar em elementos que tragam destaque para a composição. Misture diferentes tons e aposte na sensibilidade, pois essa ideia permite uma cartela de cores variadas.

Gostou dessas dicas? Então acesse o nosso site para ficar por dentro de todas as novidades.

Comentários desativados.