Home / Artigos / Casa ou Apartamento?

Casa ou Apartamento?

Chegou a hora da aquisição do seu imóvel e pode surgir uma dúvida muito comum, casa ou apartamento? Isso vai depender muito do estilo de vida que você leva e qual o seu perfil, pois existem alguns fatores determinantes para você optar por um ou pelo outro.

Casa

casa

Se você é daqueles que procura privacidade e liberdade a casa é a melhor opção, pois, diferente de apartamentos que estabelecem várias regras, na sua casa as regras são você quem faz, você tem a liberdade de sair para o seu jardim tranquilamente, sem dar de cara com seu vizinho, tem espaço para as crianças brincarem e você não precisa estar ao lado delas o tempo todo, pode plantar árvores frutíferas, ter sua própria horta e ter um belo jardim. Ou seja, você pode usufruir com sua família tanto a área interna como a externa. A distância entre as casas também é um fator relevante para quem não gosta de ser perturbado.

Mas em questão de segurança a casa está mais sujeita a furtos, pois é mais procurada por ladrões pela falta de segurança, se bem que hoje já temos no mercado câmeras de monitoramento, cercas elétricas residenciais, você também pode ter cachorros que sempre trará uma segurança a mais, enfim, também dá para se proteger bem em uma casa. Agora falando em segurança relacionada a eventuais vendavais, estes sim podem causar transtornos, pois tem o risco de destelhamentos, queda de árvores, trazendo despesas e incômodos.

E se você gosta de convidar os amigos para um churrasco e bater um bom “papo”, uma casa sempre é um lugar mais aconchegante, sem perturbações ou hora para a festa acabar.

Apartamento

ap

Uma das principais características de morar em apartamentos são as regras, horários a cumprir, regras para utilização do salão de festas, piscina, elevador etc. Comparecer às reuniões de condomínio também é uma das regras, pois você precisa estar ciente das decisões tomadas e até mesmo manifestar sua opinião, ou seja, se você procura liberdade não é uma boa opção, então é muito importante você estar ciente de todas regras, e ver se você se adéqua a elas antes de adquirir o imóvel, o valor do condomínio também pesa no bolso e deve ser levado em conta.

Mas se você viaja muito e não gosta de deixar sua casa sozinha, o apartamento é uma boa alternativa, eles são mais seguros, pois além do porteiro, cerca elétrica, ainda tem as câmeras de monitoramento, até mesmo os vizinhos que também estarão atentos a eventual suspeita de furto. Você também estará mais seguro em dias de tempestades/vendavais, já que não existe o risco de destelhamento. Em apartamentos você tem um contato maior com os vizinhos, e seus filhos terão mais amizades.  Agora caso queira convidar os amigos para um churrasco, num apartamento você terá que reservar a área de festa conforme as regras, não pode ter muito barulho som alto e geralmente tem hora para festa acabar.

Para quem busca praticidade muitos apartamentos já dispõem de academia, piscina, salão de festas, tudo isso num mesmo lugar sem precisar se deslocar. É um ponto forte dos apartamentos, tudo perto, acessível.

Quando se tem crianças pequenas o apartamento não é a melhor alternativa, pois ou elas ficam dentro de casa ou você terá que deslocar até a área destinada a recreação das crianças para que elas possam brincar e se divertir, e nem sempre você está disponível para sair. Já numa casa você sempre consegue estar de olho nelas e um muro alto também trará muita segurança e as crianças estarão livres para brincar.

Se você é uma pessoa muito ocupada e também não gosta de trabalhos externos como limpar o jardim e garagem, apartamentos são interessantes, já que esses cuidados são executados por responsáveis de limpeza do prédio. Apartamentos também são fáceis de serem limpos e conservados.

Comentários desativados.