Home / Passo a Passo / Passo 2. Como construir uma casa – Projetos e Aprovações

Passo 2. Como construir uma casa – Projetos e Aprovações

Antes de assinar o contrato com o profissional (ou empresa), leve o contrato para casa e leia atentamente cada uma das clausulas. Verifique se contempla projetos Arquitetônico, Estrutural, Hidro-Sanitário e Elétrico. Com o ante projeto já apresentado já se tem uma ideia inicial da forma da casa. Mas essa é uma fase de discussões, algumas que não podem faltar:
  • Arquitetura da casa está adequada?
  • Quantidade e tamanho dos cômodos são suficientes?
  • Quanto minha casa custará? (escreveremos um post sobre isso)

1. Projetos

Ao ter a primeira versão do projeto (ou até do ante projeto) em mãos (inclusive impresso) leve-o para casa e faça uma análise detalhada com sua família (se for seu caso) para verificar se atende as expectativas. projeto-arquitetonico-casa-terrea

Depois do projeto principal concluído, o mesmo já pode ser encaminhado para aprovação pelo órgão municipal responsável, então certifique-se que antes deste processo ir para aprovação ele está exatamente como deseja, algumas dicas:
  • Comparar as metragens (m2) do projeto com a dos cômodos que você vive atualmente.
  • Não diga que gostou se ainda tem dúvidas
  • Jamais aceite a pressão do profissional induzindo a fechar o projeto
  • Largura ideal de uma garagem de 2 carros é 5,80m (se tiver 5,20 vai ficar bom, mas 5,80 ficará perfeita)

2. Tipos de Projetos

Arquitetônico é o projeto que você poderá ver a sua casa em 3D (ao menos geralmente é assim), poderá ver os detalhes da casa. Estrutural (geralmente elaborado por um engenheiro) é o projeto da estrutura. Alguns projetos não são obrigatórios, mas seriam de grande valia para uma execução com menos erros, prefira incluí-los no pacote fornecido pelo profissional, são os chamados projetos auxiliares, como projeto Hidráulico e projeto Elétrico. Algumas cidades também exigem a contratação de um Geólogo para análise do solo, sendo que o mesmo deverá emitir uma ART (ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA) no qual deverá ser anexado nos projetos que serão encaminhados para aprovação.

 3. Aprovações

O processo de aprovação dura algumas semanas (2 até 4) mas pode durar alguns meses (depende de cada cidade), estas aprovações geralmente são feitas na prefeitura da sua cidade. O profissional que elaborou o projeto pode (desde que contratado para tal) fazer os encaminhamentos legais. Para aprovação requer que o projeto (geralmente o Arquitetônico) esteja concluído. Algumas etapas da aprovação (depende de cada órgão publico):
  • Análise inicial
  • Defesa Civil
  • Secretaria de Obras
  • Finalizado
Após aprovado você deve receber um alvará de construção, permitindo o inicio das obras. Este alvará deverá ficar disponível na obra para uma eventual fiscalização. Algumas cidades exigem também uma placa visível mostrando que é uma obra legalizada.

Comentários desativados.