Home / Artigos / Gesso – Acartonado ou em placas?

Gesso – Acartonado ou em placas?

sanca-dupla-167997

Falar sobre forro de gesso é falar sobre acabamento, e ele é uma parte importante na decoração do ambiente, e como em muitos momentos da obra este é mais um momento de dúvidas. Qual gesso usar? Acartonado(Drywall) ou gesso em placas?

Em primeiro lugar o que irá garantir a qualidade e a durabilidade do produto é o material e a mão de obra, pois os dois são uma boa opção. Outro fator determinante vai ser a necessidade da obra.

 

GESSO ACARTONADO

É produzido com gesso e papel cartão sendo parafusado em uma base de aço galvanizado fixados ao teto com tirantes e finca pinos. O que facilita caso futuramente haja necessidade de reparos na parte hidráulica, ou elétrica, evitando quebra-quebra. São placas maiores podendo medir: Espessuras: 10 mm, 13 mm, 15mm e 18 mm. Largura: 60 cm e 120 cm. Comprimento: 200 cm, 240 cm,  250 cm,  280 cm e  300 cm. Por tanto a execução é mais rápida e com menos entulho na obra. Esse forro é geralmente utilizado em ambientes maiores, pois com tecnologia avançada e por ser mais leve não tem risco de trincar e cair e muito raramente amarela. As emendas são corrigidas com uma fita especial e depois é passada massa corrida sobre elas e sobre os parafusos.

Existem cores que definem o ambiente a ser usado, o verde por exemplo é indicado para ambientes com umidade, como banheiros, cozinha, lavanderia, pois possui silicone em sua composição.

Outro fator interessante do cartonado é que ele tem mais opções de utilização, podendo substituir uma parede, criação de painéis, divisória, forro lisos ou com sancas e até móveis.

VANTAGENS

– Execução mais rápida e mais limpa;

– Mais leve;

– Quando usado em paredes, são mais leves e ocupam menor espaço;

– Diversidade de uso;

DESVANTAGENS:

– Mais caro devido aço galvanizado, parafuso etc;

– Não pode haver infiltração no teto, pois danificaria todo gesso;

gesso

 

GESSO FORRO EM PLACAS

Ele é preso ao teto com arames amarrados nos furos do tijolo da laje e é mais utilizado em ambientes menores como apartamentos, casas, por ser mais pesado, portanto não é indicado para ambientes maiores pois pode ocorrer uma dilatação e ocasionalmente o gesso cair. Os encaixes são macho e fêmea e as emendas são corrigidas com uma mistura de pó de gesso, água e fibra de sisal para passar nas emendas da parte superior das placas, conseguindo-se assim a união delas. E nas emendas da parte inferior é passado pasta de gesso e depois de seco é lixado. Medidas das placas 60cmX60cm. Existe uma vantagem na instalação elétrica deste gesso pois, não tem as barras de aço que podem ocasionalmente passar exatamente onde se colocaria uma luminária.

gesso

DESVANTAGENS:

– Existe o risco de amarelar;

– Mais trabalhoso;

– Precisa de nivelamento;

– Pode trincar se a área for muito grande;

– Não pode haver infiltração, pois danificaria todo gesso.

VANTAGENS:

– Acabamento razoavelmente melhor que o acartonado por não utilizar o cartão;

– Melhor preço;

 

DICAS:

– Contrate um profissional especializado para fazer a parte da instalação elétrica, para distribuir toda fiação e cabos, não esquecendo dos cabos do ar condicionado.

– A pintura só deve ser feita após total secagem do gesso, e passe um fundo específico para gesso e após esse procedimento pinte.

– É interessante que a altura do teto para o gesso não tenha menos de 15 cm, pois isso ajudará na hora da instalação de detalhes como a iluminação.

– Se o piso foi colocado antes da colocação do gesso é muito importante forrar toda área com papelão, e se usar caixas de papelão sempre deixe a parte com os escritos para cima, pois se molhar pode manchar o piso e você não vai querer o seu piso danificado!

 

VALORES DOS MODELOS

Gesso liso acartonado R$45,00m² colocado.

Gesso liso placas já com dilatação (lateral) R$38,00m² colocado.

O valor do gesso com sanca varia muito, só escolhendo o modelo pois existem diversos modelos.

Comentários desativados.