Home / Passo a Passo / Passo 3. Como construir uma casa – Previsão de custos e controle financeiro

Passo 3. Como construir uma casa – Previsão de custos e controle financeiro

Ao finalizar os projetos e já com alvará da construção em mãos inicia-se o planejamento financeiro da obra, o qual envolve responder algumas questões como:
  • Lista de materiais iniciais para construção?
  • Quanto vai custar a construção até a cobertura?
  • Quanto vai custar a construção?
Um planejamento financeiro bem feito é essencial para uma conclusão bem sucedida.

1. Construção por partes

Muito comum construir por partes, ou seja, realizar execução do fundamento até telhado, e após um tempo realiza-se partes internas como hidráulica, elétrica, emboço, etc  e por último acabamentos. Isso ocorre por vezes para capitalização, ou seja, algumas pessoas não teriam o montante total para finalizar a obra e optam pela modalidade de construir em partes, isso tem vantagem e desvantagem:
  • Vantagem: As etapas são executadas com mais cuidado pois o tempo disponível para decisão é maior e o resultado pode ser melhor.
  • Desvantagem: Custo final da obra pode ser maior, pois não se tem barganha de uma negociação completa.
Lembrando que isso são apenas considerações comuns, depende muito de cada caso.

2. Previsão de Custos

A previsão de custos de uma obra é algo importante e um tanto que complicada, pois os custos variam em cada obra, estado e cidade. Existem algumas maneiras para responder a questão sobre o valor final da obra, as principais:
  • Contratação de um orçamentista: Profissional que lhe fornece um orçamento completo da sua obra, leva em conta a especificidade de casa obra;
  • Consultar Engenheiro contratado: Nem sempre este profissional faz uma previsão, mas certamente lhe dará dicas.
  • CUB: É um custo médio oficial por estado, lhe fornece um custo médio por m2 de acordo com o padrão da construção.
  • Planilhas de previsão: A lista de materiais e serviços de uma obra é uma das informações mais valiosas que pode se ter na execução da obra (conheça o pacote 'Construir')

3. Controle de Custos

O controle de custos de uma obra pode ser feito de várias formas. O ideal é não executar nada sem que um controle seja feito, pois os gastos são diversos e pode gerar um grande problema se não bem controlado, algumas formas de controle:
  • Planilhas próprias: Onde você registra todos os custos em uma simples planilhas, controlando também as parcelas que eventualmente são feitas com cheque, crédito ou boletos
  • Controle em papel: Algo pouco recomendado, é fazer registros manualmente, mas mesmo assim válido se não existir outra maneira.
  • Ferramenta de controle de custos: Existem tanto softwares quanto planilhas disponíveis na internet para realizar controle financeiro de uma obra. O registro de pedidos, controle de entregas, parcelas pagas, a pagar, caixa disponível, entre outros são algumas das principais funcionalidades (conheça o pacote 'Construir')
   

Comentários desativados.