Antes de assinar o contrato com o profissional (ou empresa), leve o contrato para casa e leia atentamente cada uma das clausulas. Verifique se contempla projetos Arquitetônico, Estrutural, Hidro-Sanitário e Elétrico.
Com o ante projeto já apresentado já se tem uma ideia inicial da forma da casa. Mas essa é uma fase de discussões, algumas que não podem faltar:
- Arquitetura da casa está adequada?
- Quantidade e tamanho dos cômodos são suficientes?
- Quanto minha casa custará? (escreveremos um post sobre isso)
1. Projetos
Ao ter a primeira versão do projeto (ou até do ante projeto) em mãos (inclusive impresso) leve-o para casa e faça uma análise detalhada com sua família (se for seu caso) para verificar se atende as expectativas.
Depois do projeto principal concluído, o mesmo já pode ser encaminhado para aprovação pelo órgão municipal responsável, então certifique-se que antes deste processo ir para aprovação ele está exatamente como deseja, algumas dicas:
- Comparar as metragens (m2) do projeto com a dos cômodos que você vive atualmente.
- Não diga que gostou se ainda tem dúvidas
- Jamais aceite a pressão do profissional induzindo a fechar o projeto
- Largura ideal de uma garagem de 2 carros é 5,80m (se tiver 5,20 vai ficar bom, mas 5,80 ficará perfeita)
2. Tipos de Projetos
Arquitetônico é o projeto que você poderá ver a sua casa em 3D (ao menos geralmente é assim), poderá ver os detalhes da casa. Estrutural (geralmente elaborado por um engenheiro) é o projeto da estrutura. Alguns projetos não são obrigatórios, mas seriam de grande valia para uma execução com menos erros, prefira incluí-los no pacote fornecido pelo profissional, são os chamados projetos auxiliares, como projeto Hidráulico e projeto Elétrico. Algumas cidades também exigem a contratação de um Geólogo para análise do solo, sendo que o mesmo deverá emitir uma ART (ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA) no qual deverá ser anexado nos projetos que serão encaminhados para aprovação.
3. Aprovações
O processo de aprovação dura algumas semanas (2 até 4) mas pode durar alguns meses (depende de cada cidade), estas aprovações geralmente são feitas na prefeitura da sua cidade. O profissional que elaborou o projeto pode (desde que contratado para tal) fazer os encaminhamentos legais. Para aprovação requer que o projeto (geralmente o Arquitetônico) esteja concluído. Algumas etapas da aprovação (depende de cada órgão publico):
- Análise inicial
- Defesa Civil
- Secretaria de Obras
- Finalizado
Após aprovado você deve receber um alvará de construção, permitindo o inicio das obras. Este alvará deverá ficar disponível na obra para uma eventual fiscalização. Algumas cidades exigem também uma placa visível mostrando que é uma obra legalizada.