Falar sobre forro de gesso é falar sobre acabamento, e ele é uma parte importante na decoração do ambiente, e como em muitos momentos da obra este é mais um momento de dúvidas. Qual gesso usar? Acartonado(Drywall) ou gesso em placas?
Em primeiro lugar o que irá garantir a qualidade e a durabilidade do produto é o material e a mão de obra, pois os dois são uma boa opção. Outro fator determinante vai ser a necessidade da obra.
GESSO ACARTONADO
É produzido com gesso e papel cartão sendo parafusado em uma base de aço galvanizado fixados ao teto com tirantes e finca pinos. O que facilita caso futuramente haja necessidade de reparos na parte hidráulica, ou elétrica, evitando quebra-quebra. São placas maiores podendo medir: Espessuras: 10 mm, 13 mm, 15mm e 18 mm. Largura: 60 cm e 120 cm. Comprimento: 200 cm, 240 cm, 250 cm, 280 cm e 300 cm. Por tanto a execução é mais rápida e com menos entulho na obra. Esse forro é geralmente utilizado em ambientes maiores, pois com tecnologia avançada e por ser mais leve não tem risco de trincar e cair e muito raramente amarela. As emendas são corrigidas com uma fita especial e depois é passada massa corrida sobre elas e sobre os parafusos.
Existem cores que definem o ambiente a ser usado, o verde por exemplo é indicado para ambientes com umidade, como banheiros, cozinha, lavanderia, pois possui silicone em sua composição.
Outro fator interessante do cartonado é que ele tem mais opções de utilização, podendo substituir uma parede, criação de painéis, divisória, forro lisos ou com sancas e até móveis.
VANTAGENS
– Execução mais rápida e mais limpa;
– Mais leve;
– Quando usado em paredes, são mais leves e ocupam menor espaço;
– Diversidade de uso;
DESVANTAGENS:
– Mais caro devido aço galvanizado, parafuso etc;
– Não pode haver infiltração no teto, pois danificaria todo gesso;
GESSO FORRO EM PLACAS
Ele é preso ao teto com arames amarrados nos furos do tijolo da laje e é mais utilizado em ambientes menores como apartamentos, casas, por ser mais pesado, portanto não é indicado para ambientes maiores pois pode ocorrer uma dilatação e ocasionalmente o gesso cair. Os encaixes são macho e fêmea e as emendas são corrigidas com uma mistura de pó de gesso, água e fibra de sisal para passar nas emendas da parte superior das placas, conseguindo-se assim a união delas. E nas emendas da parte inferior é passado pasta de gesso e depois de seco é lixado. Medidas das placas 60cmX60cm. Existe uma vantagem na instalação elétrica deste gesso pois, não tem as barras de aço que podem ocasionalmente passar exatamente onde se colocaria uma luminária.
DESVANTAGENS:
– Existe o risco de amarelar;
– Mais trabalhoso;
– Precisa de nivelamento;
– Pode trincar se a área for muito grande;
– Não pode haver infiltração, pois danificaria todo gesso.
VANTAGENS:
– Acabamento razoavelmente melhor que o acartonado por não utilizar o cartão;
– Melhor preço;
DICAS:
– Contrate um profissional especializado para fazer a parte da instalação elétrica, para distribuir toda fiação e cabos, não esquecendo dos cabos do ar condicionado.
– A pintura só deve ser feita após total secagem do gesso, e passe um fundo específico para gesso e após esse procedimento pinte.
– É interessante que a altura do teto para o gesso não tenha menos de 15 cm, pois isso ajudará na hora da instalação de detalhes como a iluminação.
– Se o piso foi colocado antes da colocação do gesso é muito importante forrar toda área com papelão, e se usar caixas de papelão sempre deixe a parte com os escritos para cima, pois se molhar pode manchar o piso e você não vai querer o seu piso danificado!
VALORES DOS MODELOS
Gesso liso acartonado R$45,00m² colocado.
Gesso liso placas já com dilatação (lateral) R$38,00m² colocado.
O valor do gesso com sanca varia muito, só escolhendo o modelo pois existem diversos modelos.