Home / Artigos / 9 passos para não errar na hora de elaborar uma planilha de orçamento para obras civis

9 passos para não errar na hora de elaborar uma planilha de orçamento para obras civis

De todos os processos envolvidos na realização de uma obra, um dos mais importantes é o orçamento. Por meio desse documento é possível compreender toda a obra prevendo o custo aplicado em cada etapa.

Planejamento financeiro e orçamento da obra

Além disso, por meio desse documento, tanto o responsável pela obra como o do projeto vão ter um controle de gastos mais eficiente, otimizando o uso dos recursos utilizados. Mas a importância disso não para por aí. Entenda melhor isso a seguir.

A importância de um orçamento para obras bem feito

O que devemos levar em consideração quando fazemos o orçamento da obra é a sua importância. Quando esse documento é realizado com erros, mal formulado e com informações desorganizadas, pode gerar muitos problemas. O dinheiro pode faltar, o material pode não chegar a tempo, o tempo de realização da obra pode aumentar entre outros estresses que podem ser evitados.

Uma das principais vantagens de investir em um orçamento é que a obra é finalizada dentro do prazo e também com o custo já previsto. Isso gera mais eficiência na entrega da obra e mais credibilidade diante do seu cliente. Mais do que gastos, estamos falando da construção da reputação da sua empresa.

Vale ressaltar que quando falamos de gastos, estamos falando desde a concepção do projeto até a assistência técnica que é utilizada após a entrega do empreendimento pronto. Em meio a tudo isso, muitas pessoas confundem orçamento com orçamentação, mas são conceitos diferentes. Enquanto a orçamentação trata-se do processo de elaborar os custos totais de uma obra, tudo é acrescentado nessa análise. Já o orçamento é o resultado dessa orçamentação. E a qualidade de um influencia diretamente no outro.

Para fazer um orçamento de obra mais eficiente, vamos te mostrar algumas dicas para você colocar em prática. Independentemente de qual seja o tipo da sua obra, chegou a hora de usar esse documento a seu favor.

9 Passos para não errar quando desenvolver uma planilha de orçamento para obras civis

Existem alguns passos essenciais para quem deseja fazer uma planilha de orçamentos sem erros ou que gere algum problema. Vamos começar?

  1. Faça a classificação correta do seu orçamento: Essa definição depende da fase em que o projeto se encontra. O orçamento pode ser definido como estimativa de custo, orçamento analítico ou detalhado e orçamento preliminar.
    Cada um deve estar presente em uma determinada etapa. Então o primeiro passo é compreender em qual fase está o seu projeto.
  2. Atribua uma composição de preço para cada serviço do projeto: Trata-se de uma ferramenta com todos os levantamentos dos materiais e da mão de obra que será gasto em um determinado serviço.
  3. Faça o levantamento dos custos diretos e indiretos: Custos diretos são ligados diretamente ao serviço que será desenvolvido. Estamos falando sobre os gastos com equipamentos, materiais e também a mão de obra. Já os custos indiretos não estão ligados necessariamente aos serviços executados em campo. É o caso dos gastos com administração central da empresa.
  4. Insira os impostos: Toda obra possui impostos que devem ser pagos no prazo. Apresente na planilha todos os impostos que deverão ser pagos e sua ordem. Isso ajuda a organizar melhor o seu empreendimento.
  5. Defina o lucro desejado: A partir dessa etapa, estabeleça todo o lucro que você espera. Isso ocorre após você estabelecer os impostos a serem pagos e compreende todas as etapas de forma correta.
  6. Encontre um preço de venda justo: Entre os fornecedores, estabeleça o preço de venda mais justo. Isso faz com que você tenha mais assertividade na escolha dos materiais e equipamentos envolvidos na obra.
  7. Calcular o BDI: BDI trata-se dos benefícios e despesas indiretas. Deve ser adicionado aos custos diretos quando se realiza o cálculo do preço final. Para fazer isso, alguns elementos são necessários.
    Estamos falando da Administração Central (AC), Custo Financeiro (CF), Seguros (S), Garantias (G), Margem de incerteza (MI), Tributos Municipais (TM), Tributos Estaduais (TE), Tributos Federais (TF) e Margem Bruta de Contribuição (MBC).
    Para realizar o cálculo, você deve usar a seguinte estrutura:
    1. BDI = (1 + (AC + MI + S + G)) (1 + CF) (1 + MBC) – 1
    2. 1 – (TM + TE + TF)
  8. Aplique o BDI de forma linear em toda a estrutura da planilha: Existem ainda outras fórmulas de BDI, mas usando a estrutura anterior é possível ter os resultados esperados. É fundamental usar esse conceito na sua planilha, pois assim os erros serão menores e o trabalho será melhor desempenhado.
    Cada etapa é fundamental para que o seu resultado seja assertivo. Por isso a importância de realizar cada passo da melhor forma e com atenção. Então comece hoje a ver isso como um fator estratégico para que sua obra na construção civil ocorra da melhor forma.
  9. Faça o fechamento da planilha com o preço de venda: Para realizar o fechamento é fundamental que seja com esse valor, pois assim os cálculos e as informações serão mais assertivas e com menos chances de falhas.

Conclusão

Uma planilha de orçamento não é um bicho de sete cabeças, mas deve ser levado com o máximo de seriedade. É por meio disso que observamos vários pontos que devem ser vistos quando falamos dessa planilha. E uma das formas de otimizar esse processo é usando a tecnologia a seu favor.

Invista em sistemas de gestão e orçamento de obras para que o seu projeto na construção civil ocorra da melhor forma. Mas como escolher o melhor? Para começar, escolha um sistema on-line que permita mais praticidade e usabilidade das pessoas que acessam esse sistema.

Além disso, a estrutura deve ser desenvolvida para facilitar a atividade de encontrar essas informações. Escolha empresas especializadas nesse tipo de aplicativo, pois isso contribui para a qualidade do sistema. Afinal de contas, essa empresa vai compreender exatamente as dores do seu negócio e investir em soluções.

Aqui disponibilizamos as soluções digitais desenvolvidas especialmente para a sua obra. Entre em contato conosco e descubra todas as vantagens que você pode obter ao usar o nosso sistema na sua obra. Tire suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas e veja como obra na construção civil não precisa ser sinônimo de dor de cabeça e estresse.

Comentários desativados.