Home / Artigos / Checklist: saiba como ele pode te ajudar na hora de controlar uma obra

Checklist: saiba como ele pode te ajudar na hora de controlar uma obra

O planejamento de obras é um dos principais aspectos que deve ser levado em conta antes de iniciar um projeto de construção civil, seja ele uma aplicação completa ou apenas uma reforma. Tal planejamento evita a ocorrência de vários problemas, além de manter o projeto dentro do prazo planejado, reduzindo custos e oferecendo ao cliente final uma experiência de serviço muito melhor. É de conhecimento geral que obras sempre envolvem problemas que não foram previstos no começo do projeto. Porém, existem algumas estratégias que podem reduzir o acontecimento de imprevistos, além de potencializarem as execuções dos serviços. Entre um dos principais aspectos que envolvem o planejamento de obras está o checklist, que consiste em uma lista de itens que devem ser averiguados e que ajudam na gestão do serviço de construção civil.

Por que adotar um checklist para o meu planejamento de obras?

Uma obra envolve inúmeros aspectos diferentes que precisam estar no foco de atenção de quem está sendo responsável pelo planejamento. Com tantos aspectos que podem variar de projeto para projeto, é normal que o gestor esqueça de algum ponto que poderá, no futuro, se apresentar com um problema sério a ser resolvido. Sabemos que problemas sérios significam, em uma obra, atraso na entrega e aumento no custo do projeto final, portanto, qualquer estratégia para evitar o aparecimento deles deve ser utilizada pelo planejamento de obras. O checklist não é fixo, e pode variar conforme a necessidade de cada obra, porém, pode ser usado como base para grande parte dos serviços de construção civil. Um aspecto importante a ser levado em conta no que diz respeito a lista, é que ela deve sempre ser checada com o auxílio do engenheiro, ou da equipe de engenharia, responsável pelo processo de planejamento nas fases iniciais.

Como fazer um checklist utilizando o método 5W2H

Existem algumas formas de realizar um checklist, e uma das mais populares é o famoso método 5W2H. A sigla corresponde a alguns termos, em inglês, que podem servir como base para a criação de uma lista de itens importantes para qualquer projeto de construção civil. Os 5 W que estão no começo da sigla são relacionados aos termos What (O que), Who (Quem), Where (Onde), When (Quando) e Why (Por que). Já os 2 H, também são referentes a termos em inglês, representando How (Como) e How much (Quanto custa). Cada um desses aspectos deve ser utilizado para todas as partes de seu projeto, com fim de realizar um panorama geral de tudo aquilo que estará acontecendo em sua obra. Outros aspectos que devem ser levantados em um checklist, e que são pertinentes para o sucesso da obra, são o local onde ela será realizada e se esta região possui alguns aspectos específicos como calor, umidade, intempéries. Também é importante levar em conta a forma como a obra será realizada, como será a equipe destinada ao projeto e como será feita a logística de materiais, trabalhadores e segurança do trabalho. Se você quiser conhecer mais aspectos importantes para um checklist e sobre planejamento de obra, acesse nosso site!

Comentários desativados.