A gestão é sempre uma ferramenta de grande importância em qualquer tipo de serviço. Infelizmente, nem todos têm a dimensão de como gerenciar um serviço faz grande diferença no resultado final.
Quando se trata de obras, a importância é ainda mais potencializada, visto que é um trabalho de muitas etapas e que precisa ser bem-sucedido em cada uma delas para não ter problemas mais pra frente.
O fato é que a gestão de obras é algo que inicia desde antes do início das obras, por meio de um planejamento efetivo.
Entenda mais acerca da gestão de obras e de como ter o controle desta, do início ao fim.
A importância da gestão de obras
A gestão de obras é um planejamento detalhado e com visão ampla acerca de cada passo do serviço, visando gerar um produto irrepreensível e seguro para os clientes.
Uma gestão efetiva de obras mesmo com planilhas de controle de custos visa concretizar com excelência cada etapa desta, considerando fatores como a qualidade e, também, o prazo. É importante a pontualidade quando se trata deste segmento, uma vez que são muitas pessoas envolvidas e o cliente está contando com o término para poder colocar os planos em prática.
Outro fator imprescindível para a gestão de obras é que esta consegue antever qualquer imprevisto, uma vez que tem visão holística. Dessa forma, é uma prevenção acima de tudo e uma garantia de que o trabalho está indo na direção correta.
Como pode ser percebido, quando se trata de uma gestão de obras, cada etapa é minuciosamente calculada, para que tudo saia conforme o planejamento prévio.
O que leva à conclusão de que para gerenciar uma obra de forma efetiva, é preciso dispor de um capital humano qualificado. Não adianta economizar, obra é algo delicado e que envolve muito risco, não existe outra escolha a não ser contratar profissionais com experiência e talento neste segmento.
A comunicação também é indispensável, sendo necessário manter a comunicação aberta e sempre estar disponível para ouvir os outros profissionais envolvidos na empreitada.
Como manter o controle do início ao fim de uma obra?
Para manter o controle efetivo sobre uma obra é preciso administrar tudo que a envolve com firmeza. Ou seja, tempo, recursos, materiais e tudo mais, deve ser tratado com responsabilidade e minúcia.
Realizar o gerenciamento corretamente é importante porque previne riscos, portanto, nada melhor do que o gerenciamento para evitar desgastes e dores de cabeça que podem ser contornados com planejamento.
Nesse aspecto, contar com um gestor experiente faz toda a diferença para dar continuidade a uma obra e assegurar que as coisas não fugirão do controle.
São muitas pessoas envolvidas neste segmento, o que torna muito importante ter controle amplo sobre a obra e, para isso, a qualificação e comprometimento dos profissionais atuantes na obra é de suma importância.
Prezar pela segurança do trabalho também é um fator que irá possibilitar menos margens de erro. Afinal, é um ambiente que envolve muitos riscos.
Respeitar o cronograma também é imprescindível para não perder o foco e conseguir monitorar o trabalho realizado.
Um bom gestor de obras deve trazer soluções, não somente problemas, deve saber, também, quando é preciso mudar as estratégias, afinal, planejamento meticuloso não significa algo engessado.
Visite o nosso conteúdo
Acesse o nosso site e confira as nossas planilhas de obra. Entre em contato com os nossos colaboradores para solicitar orçamento e tirar outras dúvidas.