O processo de orçamento de obras é muito importante durante a construção de um imóvel. Isso porque, ele te ajuda a definir qual será o valor gasto durante a construção, e isso ajuda tanto o proprietário e dono da obra quanto o construtor, fazendo com que os gastos sejam mais eficientes. Quando o orçamento de obras não é feito da forma correta, isso pode trazer alguns problemas, como, por exemplo, ir além do orçamento, e no final das contas, não ter como terminar determinados serviços que estavam planejados. Se você deseja entender como fazer um orçamento de obras e a sua importância, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!  

Orçamento de obras: o que é?

O orçamento de obras é um documento que determina quais serão os gastos para executar determinado projeto, desde a concepção até o final, depois que o imóvel já for entregue, dentro de um plano já estabelecido. O orçamento de obras é diferente da orçamentação, onde esse processo é o de elaboração dos custos no resultado final da obra. O orçamento é o produto final dessa orçamentação. Se você deseja ter sucesso na sua construção e conseguir finalizar todos os serviços dentro do prazo e do orçamento esperado, saiba que o orçamento de obras pode te ajudar com isso.

5 passos para realizar um orçamento de obras

1 - Faça a estimativa dos custos

A estimativa dos custos funciona como uma possível avaliação dos custos de um projeto, levando em consideração projetos anteriores como base. Através de algumas tabelas prontas, disponibilizadas pela Planilha de Obra, por exemplo, você consegue ter acesso a essa estimativa.

2 - Conheça os custos diretos

Os custos diretos são os custos de uma obra relacionados aos serviços que serão realizados. Além disso, os materiais, a mão de obra e os equipamentos utilizados também entram no custo direto, e eles precisam fazer parte do orçamento de obras. Para determiná-los, é necessário ter em mãos todas as quantidades de materiais que serão utilizados e a mão de obra contratada.

3 - Faça o orçamento preliminar

O orçamento preliminar também faz parte do orçamento de obras, e nele estão contidos detalhes ainda mais precisos do que na estimativa de custos, por exemplo. Aqui é necessário estimar a quantidade e os custos dos serviços. Isso significa que você já pode calcular a espessura da laje, quanto de aço irá usar, as formas, e outros detalhes.

4 - Conheça os custos indiretos

Os custos indiretos do orçamento de obras são os que não estão relacionados com os serviços a serem executados na obra, ou seja, os custos com salário do presidente da empresa responsável, custos com a administração da empresa, seguros e outras taxas.

5 - Faça o orçamento analítico

Por fim, para finalizar o orçamento de obras é necessário fazer o orçamento analítico, que consiste em uma forma mais detalhada de saber quais são os custos que envolvem a construção de um imóvel. Aqui você calcula os custos de todos os serviços, a quantidade dos equipamentos, dos materiais e a mão de obra. Depois de entender melhor sobre o assunto e saber como fazer o orçamento de obras, na prática, saiba que podemos te ajudar. Acesse o site agora mesmo e confira nossas planilhas de obras!