Home / Artigos / A importância da gerência de suprimentos na construção civil

A importância da gerência de suprimentos na construção civil

Planejamento e organização são etapas essenciais para o gerenciamento de qualquer projeto. Na construção civil, não é diferente, principalmente quando falamos dos materiais utilizados nas obras, já que o controle dos suprimentos traz inúmeros benefícios, tanto para quem constrói quanto para quem vai receber a obra pronta.


A importância da gerência de suprimentos na construção civil

Neste artigo, vamos detalhar a importância da gerência de suprimentos na construção civil.

Quem nunca perdeu o controle sobre o estoque de materiais em uma construção e teve que comprar produtos de última hora, não é mesmo? Ou acabou comprando material em excesso?

Esses são problemas comuns entre os engenheiros mais inexperientes, mas também pega de surpresa profissionais com anos de carreira.

Antigamente, a gestão de suprimentos de uma obra era feita de maneira manual por algum colaborador da empresa responsável pelo orçamento ou pelo engenheiro responsável pela obra, porém este método pode não ser muito eficiente, já que abre a possibilidade para erros humanos ou perda de informações e dados relacionados aos materiais.

Hoje em dia, existem sistemas informatizados para a gestão e orçamento de obras, que garantem a segurança dos valores calculados, além de simplificar todos os processos relacionados à construção, entre eles a parte de gestão de materiais.

A verdade é que o gerenciamento de suprimentos na construção civil é um ponto crucial para otimizar diversas etapas, seja no prazo de entrega, nos valores ou na qualidade da entrega da obra como um todo.

Gestão de suprimentos como estratégia

A tarefa de gerenciar os suprimentos de uma obra deve ser considerada uma atividade estratégica dentro do processo da construção civil. Isso, porque é por meio do controle de materiais que pode ser feita a leitura do fluxo de bens e a análise da relação entre a empresa e os fornecedores dos suprimentos, por exemplo.

A fornecedora está nos entregando os materiais no prazo estipulado, ou estamos atrasando a obra em função disso? Estamos sabendo controlar nosso estoque? Estas são perguntas que podem ser facilmente respondidas se sua empresa realizar o gerenciamento de suprimentos de maneira correta.

Falta ou excesso de material custam caro

Como falamos anteriormente, é muito comum nos depararmos com a situação de faltar determinado material para a obra em cima da hora, o que pode sair muito caro, ou até mesmo sobrarem suprimentos durante a construção. Ambos os casos são sinônimo de desperdício.

A gestão de suprimentos na construção civil é importante para que haja maior controle dos custos da obra, e isso influencia na produtividade total da empresa. De acordo com a análise do uso dos materiais, também é possível identificar qualquer falha relacionada à mão de obra, se está utilizando os suprimentos da maneira correta ou se pode estar havendo desperdício.

Neste artigo, vimos alguns dos benefícios do gerenciamento de suprimentos na construção civil e que a partir deste controle, é possível economizar tempo, dinheiro e ainda ganhar qualidade na obra de maneira geral por meio do ganho de produtividade.

Ficou interessado? Então, visite nosso site e conheça nossos modelos de sistemas para gestão e orçamento de obras para a construção civil.

Comentários desativados.