Quem está planejando uma obra, certamente, precisa realizar o cálculo de insumos, uma vez que é importante saber quanto será gasto com esses materiais. É o projeto final juntamente do objetivo da obra que define quais serão os tipos de insumos que precisam ser usados e, a partir disso, é mensurado a quantia de materiais que vão ser adquiridos. Geralmente, há diversas formas de calcular os insumos de uma obra, a gestão desse aspecto não é complexa, basta se atentar neste guia para compreender alguns pontos importantes sobre o assunto. Continue acompanhando os tópicos a seguir para saber como gerenciar a obra e calcular os insumos. Boa leitura!

1. Softwares especializados em cálculos de obra

Felizmente, dá para contar com inúmeras ferramentas no mundo digital que permitem realizar o cálculo de quantitativo de insumos da obra que precisam ser adquiridos para a execução da obra. Essa variedade de programas disponibiliza softwares mais complexos direcionados para profissionais e engenheiros, mas também é possível encontrar algumas ferramentas simples e práticas, voltadas para o público leigo e que dá para usar no smartphone. A Planilhas de Obras.com, por exemplo, é uma excelente opção para quem deseja fazer esse tipo de cálculo. Esse recurso dá acesso a planilhas para prever e calcular os custos gerados em uma construção civil, portanto é fundamental para quem precisa ter esses dados em mãos. É vantajoso recorrer a essa ferramenta, dado que pode ser utilizada por qualquer indivíduo, independentemente dos conhecimentos da pessoa sobre o universo da construção. De forma geral, é ideal para quem vai construir ou para profissionais da construção civil.

2. Busque o serviço de profissionais especializados

Ainda que pareça óbvio, certamente, é importante salientar sobre essa perspectiva. Para calcular os insumos de uma obra, a experiência e todo conhecimento de um profissional são essenciais. Quem entende do assunto é capaz de assegurar com alto nível de precisão no momento de mensurar os insumos e materiais que vão ser utilizados durante a construção ou reforma. Ademais, esse tipo de profissional compreende todas as adversidades que são comuns ao decorrer de qualquer obra, o que, seguramente, pode auxiliar na estimativa das perdas que mais acontecem nessas operações. Entenda que é comum adicionar 10% para as situações de perda, consequentemente, a execução do projeto acaba não ficando comprometida com a escassez de insumos.

3. Calcular considerando a área

Saiba que comprar insumos “na conta” acaba sendo um problema, principalmente quando há imprevistos, porém ninguém deseja desperdiçar ou adquirir uma quantidade enorme de material, certo? Alguns materiais, como o tijolo, têm particularidades fundamentais no processo do cálculo, pois, medidas distintas podem influenciar as compras. Portanto, ao comprar o tijolo, por exemplo, a estratégia certeira é calcular a área total das paredes, mas não fazer o desconto de janelas e portas. Ao calcular a altura e largura, compreendo o tipo de tijolo, é simples encontrar a quantidade necessária e média por metro quadrado que vai ser usada na obra. Afinal, basta fazer a multiplicação da área da parede pela quantidade que vai ser usada por metro quadrado considerando o tijolo. Viu só como calcular os insumos de uma obra não é uma atividade complexa? Entre em contato conosco e adquira as nossas planilhas