Home / Dicas / Cronograma de obra: Dicas de planejamento

Cronograma de obra: Dicas de planejamento

O cronograma de obra é uma importante ferramenta de gerenciamento para qualquer construção. Nele estarão listadas todas as atividades, especificações, ordem de execução e datas de conclusão. Dessa forma, ele procura prever como a obra irá se desenrolar e identificar os possíveis problemas que podem acontecer durante o trabalho.

Elaborar um cronograma de obra não é uma tarefa simples e precisa ser feita com atenção e considerando informações do orçamento da obra, a quantidade de funcionários, a quantidade de material e as condições climáticas.

Cronograma de obra: Dicas de planejamento

Existem algumas dicas para fazer um cronograma de obra que realmente funcione e que corresponda com a realidade da obra. São elas:

Usar o orçamento no cronograma de obra

O orçamento da obra é outra ferramenta de gestão, seu objetivo é levantar os valores que serão gastos durante a execução das atividades. Nele é possível encontrar a quantidade necessária de todos os materiais, assim como, o número de funcionários e equipamentos para levar a obra a cabo.

A primeira atividade de um cronograma de obra é a listagem de todas as atividades, sendo assim, o orçamento funciona como uma lista do que será feito e o cronograma indica quando as atividades serão realizadas.

Outra dica para essa etapa é dividir as atividades em sub-tarefas. Por exemplo, em vez de colocar apenas instalação do piso, dividir em: contrapiso; instalação do piso, aplicação de rejunte e limpeza.

Um cronograma de obra mais detalhado ajuda a melhorar a visualização de todas as atividades que envolvem o projeto e, consequentemente, auxiliam na identificação de possíveis problemas.

Tecnologia a favor do cronograma da obra

Uma das partes mais complicadas de um cronograma de obra é definir corretamente o tempo em que cada atividade será realizada e sua data de conclusão. Vários fatores podem interferir nessa definição, como a quantidade de material disponível, a disponibilidade de mão de obra e o clima.

A quantidade de material necessário já foi estipulada no orçamento, assim como, a mão de obra. Para ajudar no cálculo do tempo necessário para a conclusão da tarefa, existem aplicativos e programas capazes de fazer essa conta baseado em informações como número de funcionários, tamanho da área e quantidade de material.

Para acompanhar as condições climáticas existem diferentes aplicativos e sites que permitem visualizar a previsão do tempo com certa antecedência e, assim, se preparar para os dias de chuva, por exemplo.

Atividades relacionadas

Na hora de definir a ordem das atividades, uma dica é agrupar aquelas atividades que se relacionam de alguma forma. Por exemplo, depois de levantadas as paredes podem ser feitos serviços da parte elétrica e hidráulica.

Esses serviços precisam da parede levantada, mas devem ser realizados antes da etapa de acabamento e pintura. Da mesma forma, a instalação dos vidros é feita depois de fase de acabamentos, para evitar manchas e respingos, e não com os serviços de hidráulica e elétrica.

A Planilhas de Obra.com tem um modelo de planilha adequado para o planejamento e o controle da sua construção. Clique aqui e conheça nossos produtos!

Comentários desativados.