Home / Artigos / Entenda a importância da planilha financeira para redução de custos

Entenda a importância da planilha financeira para redução de custos

Uma planilha financeira se apresenta como uma ótima ferramenta de gestão, considerando o fato de que pode fornecer informações essenciais sobre a realidade financeira de uma empresa, bem como ajudá-la a economizar. Aliás, é um instrumento de gestão que pode servir tanto a uma empresa, como a uma pessoa física.

Para entender melhor a importância da planilha financeira para a redução de custos, continue a leitura.

Entenda a importância da planilha financeira para redução de custos

O que é uma planilha financeira?

A partir do que já apontamos no início deste conteúdo, dá-se para ter noção a respeito do que seja uma planilha financeira. Mas, caso tenha alguma dúvida, aqui vai o conceito: trata-se de uma ferramenta de gestão financeira que permite registrar informações sobre a realidade financeira de seu negócio e, a partir disso, possibilita que tenha maior controle.

A partir de uma planilha financeira, você pode registrar informações como levantamento de suas atuais fontes de receita (vendas, aluguel de imóveis, dividendos, etc.) e dívidas que possui, como as que decorrem de compras realizadas e do pagamento de sua folha de salários.

Em resumo, é um excelente instrumento de gestão financeira, uma vez que amplia sua visão acerca de sua realidade financeira, possibilitando que tome decisões mais assertivas.

A importância de contar com uma planilha para reduzir custos

Ao se ter ampla visão acerca de suas receitas e gastos, você pode utilizar estrategicamente a planilha financeira para controlar melhor seus gastos e, assim, reduzir custos.

Nesse sentido, podemos dizer que ela se apresenta como uma importante ferramenta de gestão de controle de custos, pois, além de fornecer informações a respeito de fontes de receita e gastos, possibilita que realize a comparação de preços de produtos que deseja comprar.

Assim sendo, é uma ferramenta que amplia sua visão acerca de preços praticados pelos fornecedores de matérias-primas, possibilitando assim, que selecione as que mais são em conta financeiramente. Na prática, isso permite que reduza custos e tenha mais dinheiro no caixa, o qual pode ser investido na expansão de seu negócio.

Como reduzir custos eficientemente?

Embora se tenha uma planilha financeira que contribua para a redução de custos, é preciso adotar uma atitude prática para que isso seja efetivamente alcançado. Por essa razão, elaboramos este tópico para apresentar algumas dicas que podem lhe ajudar nesse sentido. Veja:

- Busque fazer um levantamento de todos os gastos de sua empresa e, com base nisso, elimine aqueles que são desnecessários, trazendo apenas o aumento de custos para a sua empresa;

- Crie, em sua empresa, uma cultura de redução de custos, incentivando seus profissionais a usarem, por exemplo, menos papel;

- Se for possível, contrate uma consultoria especializada em educação financeira corporativa, para realizar um amplo estudo acerca de sua empresa e, com base nisso, propor soluções eficazes para reduzir custos.

Como vimos, uma planilha financeira pode contribuir para a redução de custos de sua empresa, fazendo com que obtenha mais rapidamente seus objetivos e alcance de sucesso.

Saiba que temos diversas planilhas que você pode utilizar para alcançar não apenas um melhor controle com relação ao seu financeiro, mas também que pode ajudá-lo a gerir a sua empresa como um todo. Confira todas elas em nosso site!

Comentários desativados.