A construção de uma casa é muito mais do que apenas uma obra na construção civil. Envolve os sonhos de uma pessoa e também um custo considerado elevado pela maioria dos brasileiros. Para um desenvolvimento satisfatório, é preciso ter em mente diversos pontos, que vão desde a planta inicial, passando por orçamentos e prazos até a conclusão em um período preestabelecido. Por conta disso, criamos um conteúdo exclusivo para que você saiba o que é preciso para planejar a construção de uma casa. Confira.

1. Planejamento inicial

Quando uma família decide construir uma casa, é preciso ter em mente que essa será a sua moradia fixa por um longo período de tempo, ou se for para alugar, a residência de outra pessoa. Tudo o que precede a construção em si, deve ser pensado.
  • Em qual região a casa será construída?
  • Qual é o tamanho e as características do terreno?
  • Qual é a finalidade da construção?
  • Quem fará o desenho da planta?
  • Onde encontrar especialistas?
Tudo isso deve ser analisado com rigor e critério. Afinal, se a fundação não for muito bem pensada, dificilmente a obra será satisfatória. É muito custoso mudar de rota, do que investir em planejamento inicial.

2. Compreenda o orçamento

O orçamento é uma peça fundamental para a obra. Sem ele muito bem definido e limitado, torna-se difícil criar uma estratégia de gastos eficiente e assertiva. Podem acabar sendo gerados custos excessivos, que comprometem a conclusão do projeto. Ainda, com um valor disponível para investimento muito baixo, a obra pode ser, de fato, inviável para a construtora. A avaliação de orçamento parte do quanto o cliente pode gastar, e quanto custa de fato o processo. Confira a nossa página para conhecer as Planilhas de Obra para otimizar o seu orçamento e compreender como ele afeta o resultado.

3. Entre em contato com especialistas

Não basta ter uma ideia e dinheiro, é preciso o aval de especialistas para começar a obra. O arquiteto é quem desenha o seu sonho, e o engenheiro viabiliza através de cálculos e medidas. Esses dois profissionais são fundamentais para que, literalmente, a casa se mantenha em pé. É extremamente arriscado, é proibido, construir sem consultar e obter a assinatura desses especialistas.

4. Crie uma reserva financeira

De uma coisa você pode ter certeza. A construção de uma casa é envolta de imprevistos. Eles são inevitáveis, assim, a única maneira de se proteger é incluí-los no orçamento. Dessa maneira, o cliente que contratou a obra e a empresa devem estar cientes de que uma margem de segurança é fundamental para uma conclusão efetiva e segura. Na finalização, não há como dar um jeitinho. É preciso padrão do início ao fim. O fator fundamental para planejar a construção de uma casa, é o comprometimento. Tanto da empresa quanto do cliente. É preciso estar atento aos gastos calculados, e aos imprevistos que podem acontecer. Assim, acesse nossas planilhas de obra exclusivas para compreender melhor a estrutura de custos e estar preparado para colocar o seu sonho e o de outras pessoas em pé.