Home / Artigos / Previsibilidade financeira

Previsibilidade financeira

Toda obra precisa de dinheiro. Junto com o prazo e o escopo, o orçamento é um dos principais pilares de qualquer projeto de construção civil. Para isso, é preciso aplicar a previsibilidade financeira e determinar o orçamento com o máximo de precisão. Confira porque este conceito é tão importante para as obras.


Previsibilidade financeira: Qual a sua importância nas obras

O que é a previsibilidade financeira?

É impossível prever tudo que pode ocorrer em uma obra com exatidão. Este é um exercício que certamente gera muita frustração, pois irão acontecer imprevistos que tiram a obra um pouco dos trilhos.

Exatamente por isso, que a previsibilidade financeira e o planejamento são tão importantes. O primeiro ajuda a garantir que a obra é viável e o outro, dita o caminho necessário para chegar lá.

Por isso, a previsibilidade financeira é um conceito que permite que os gestores possam reconhecer o quanto será gasto na obra, a cada momento específico. Com isso, se determina se ela é viável, pois precisa caber dentro do orçamento proposto.

Com este objetivo em mente, não existe ferramenta mais eficaz do que o planejamento. É ele que irá avaliar quais são os custos necessários, assim como o prazo, para que a sua obra possa ser mais previsível financeiramente.

Como fazer o planejamento para alcançar a previsibilidade financeira?

Para fazer o planejamento da obra é preciso ponderar uma série de custos envolvidos com o projeto:

  • Mão de obra;
  • Regularização e licenciamento;
  • Materiais e equipamentos;
  • Retorno sobre o investimento;
  • E diversos outros;

O planejamento, então, irá permitir prever estas variáveis que, juntas, irão tornar o conjunto mais fácil de determinar. Por isso, fica claro que o projeto de uma obra segue um caminho muito lógico.

Primeiro, é preciso conhecer o seu escopo e o seu objetivo, ou seja, o que é exatamente a obra. Em seguida, é preciso determinar as atividades, todas as pequenas ações que irão ser necessárias para que a obra chegue ao seu objetivo maior. Com essa informação, é possível determinar os insumos necessários. A partir daí, é possível alcançar a previsibilidade financeira.

Por isso que o planejamento e a previsibilidade financeira andam lado a lado. Este não é um exercício de “achismo” ou um chute. A previsibilidade é baseada em informações e dados que se aproximam o máximo possível da realidade. Por isso, ela demanda bastante planejamento e um excelente controle de informações durante toda a obra.

Mas, é um processo que pode ser extremamente valioso para o gestor. Com este controle, é possível acompanhar qualquer gasto que esteja fora do esperado. Isso pode sugerir que existe algum problema com a obra, sendo necessário um pequeno ajuste.

Por exemplo, certa atividade da obra estava prevista para custar X reais e durar Y dias. Mas, se depois de apenas metade do prazo foi gasto dois terços do orçamento para esta atividade, isso é um pequeno indício de esta tarefa merece alguma atenção. É claro que em uma obra real não é tão simples assim, mas a ideia é que a previsibilidade financeira pode ser o primeiro indicador de um problema maior.

Quer alcançar a previsibilidade financeira e saber tudo que vai acontecer na sua obra? Então acesse o nosso site e conheça o nosso sistema de gestão de obras!

Comentários desativados.