Home / Artigos / O que esperar do setor da construção civil para 2021

O que esperar do setor da construção civil para 2021

Diante do surgimento da Covid-19, o ano de 2020 trouxe novos desafios para o desenvolvimento da construção civil. Neste ano que se espera ser o maior volume de produção do setor, enfrentar a pandemia do coronavírus tornou-se um grande obstáculo.

O que esperar do setor da construção civil para 2021

Muitas construtoras viram medidas de isolamento social, quarentena e os rígidos protocolos de segurança atrapalharem seus sonhos de lucratividade e expansão, mas, ao mesmo tempo, novas oportunidades surgiram.

Considerando o cenário para esse ano de 2021, as expectativas no setor de construção civil apontam crescimento positivo. Quer saber mais? Então confira agora mesmo!

O cenário atual

Tendo em vista os bons resultados alcançados pela indústria da construção civil, o otimismo em 2021 será bastante ampliado diante das possibilidades amenas da crise atual. A expectativa dos especialistas é que o setor comece a tomar medidas firmes nos próximos meses. Um dos crescimentos esperados é o produto interno bruto da indústria da construção civil.

De acordo com as informações divulgadas pelo Sindicado da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o PIB deve crescer cerca de 3,8% nesse ano de 2021. O motivo do crescimento? Os mesmos incentivos contra pandemia começaram neste ano. Se a pandemia diminuir ou recomeçar, o resultado deve mostrar maior intensidade em 2021.

O desempenho dos trabalhos da empresa deve garantir um acréscimo de 4,1%. Espera-se que até o segundo semestre de 2020, um grande número de novos canteiros de obras e imóveis residenciais sejam utilizados para atingir esse crescimento.

Principais expectativas

O consumo das famílias no varejo é outro fator que nos permite ter certeza de que o PIB desse ano de 2021 vai continuar crescendo. A expectativa é de que a produção de materiais de construção e decoração para casa aumente 3,5% até meados de 2021.

Um marco em 2020 foi a falta de estoques de materiais, realidade que tem levado à redução do crescimento da construção civil em condições de pandemia. Esta é outra mudança em 2021.

Os especialistas esperam que em 2021 será percebido um maior equilíbrio entre oferta, demanda e retorno a produtos para complementar os estoques do setor da construção civil. Mesmo durante a pandemia, a demanda por materiais de construção aumentou de 20% a 40%.

Recursos tecnológicos

Com o aumento da procura pela construção civil e a promessa de potencialidade do mercado, uma via de investimento indispensável é a melhoria da eficiência das construtoras. A tecnologia é um diferencial significativo em qualquer empresa, principalmente aquelas que focam na melhoria de processos.

Uma ferramenta de controle financeiro é um bom exemplo, pode garantir melhores resultados em todos os departamentos. Há pouca discussão sobre as tendências, e elas permanecem as mesmas todos os anos. Em tempos de crise, o crescimento das construtoras depende da qualidade no atendimento às necessidades dos clientes e no melhor aproveitamento dos recursos.

Com o uso de tecnologia relacionada ao desenvolvimento, o crescimento da construção civil está garantido.

Ficou interessado? Então conheça agora mesmo a nossa planilha de controle financeiro de obras!

Comentários desativados.