Quem trabalha com construções civis, seja na execução ou no planejamento, sabe o quanto uma planilha de obras é relevante para todas as partes envolvidas. Porém, nem todos entendem todos os aspectos nos quais a planilha influencia e quais os benefícios que ela traz. Por isso, nesse texto, vamos explicar qual a importância de ter uma planilha de obras em construções civis.

O que são planilhas de obras?

A planilha de obras é um documento que organiza detalhes como custos de materiais, orçamento total, cronograma, previsão de término da obra, entre outros fatores. Dessa forma, para os profissionais envolvidos, a planilha é um documento que permite ter uma visão mais global da obra, além de ajudar a dividir o orçamento com mais estratégia e distribuir etapas de execução conforme o cronograma. Já para quem está construindo ou reformando um imóvel residencial ou comercial, a planilha serve para observar como o orçamento foi destinado, se o cronograma está sendo cumprido, em qual etapa está a obra, entre outros detalhes sobre a construção civil. Dessa forma, a planilha de obras é útil tanto para os prestadores de serviço, como para o proprietário da obra.

Qual a importância da planilha de obras?

A maior importância da planilha de obras é o controle que ela proporciona. Afinal, com ela é possível dividir o orçamento total com mais clareza, para que não faltem recursos para a etapa final da obra. Sem esse controle, os recursos podem ser mal distribuídos, causando sérios problemas para a execução da obra. A planilha também é fundamental para a gestão do tempo. Antes de começar uma obra, a planilha é elaborada com uma estimativa de tempo para cada etapa da execução, permitindo mais controle e acompanhamento destes processos. Saber qual o tempo necessário para a obra garante que os profissionais cobrem de maneira proporcional o valor pela prestação dos serviços e também permite que o proprietário se organize melhor. No caso de um imóvel comercial, por exemplo, é fundamental saber o prazo para organizar a abertura da unidade ou transferência. E, claro, o tempo também é fundamental no caso de imóveis residenciais. Por fim, a planilha também garante mais controle no canteiro de obras. Com ela, é possível conferir a quantidade de material utilizado, acompanhar as etapas de execução de perto e delegar tarefas com maior facilidade.

5 vantagens em usar planilha de obras

  1. O planejamento da obra se torna mais assertivo;
  2. Mais controle do canteiro de obras;
  3. Economia de recursos: é mais fácil observar como o orçamento foi distribuído, além de evitar desperdícios de insumos;
  4. Mais controle no cronograma, sendo possível acompanhar de perto cada etapa da execução;
  5. Maior facilidade para cobrar pelos serviços: no caso de serviços pagos por diária, a planilha ajuda a prever a quantidade de diárias necessárias.
Como vimos, a planilha de obra é fundamental para elevar o nível de controle em uma obra, proporcionando segurança, economia e organização. Quer prever e controlar custos de forma realmente efetiva? Acesse nosso site e conheça nossas planilhas.